Denarium veta PL que previa publicação de informações sobre estoques de medicamentos disponíveis na rede pública do Estado

Denarium veta PL que previa publicação de informações sobre estoques de medicamentos disponíveis na rede pública do Estado
Secretária de Saúde Cecília Lorezon e o governador Antonio Denarium – Foto: Divulgação/Secom-RR

O governador Antonio Denarium (Progressistas) vetou totalmente o Projeto de Lei nº 242/2023, que previa a publicação de informações sobre estoques de medicamentos disponíveis na rede pública do Estado. A proposta foi aprovada em novembro do ano passado pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

Se sancionada, o Governo teria que publicar, mensalmente, a quantidade total de cada medicamento disponível nos estoques das unidades de saúde do Estado. Além disso, forneceria informações como data de validade do remédio, nome comercial e técnico, entre outras.

A lei, de autoria do deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União), começaria a valer 180 dias após sua publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). Conforme o texto, a iniciativa promoveria transparência e controle na distribuição de medicamentos pelo Governo.

Na justificativa do veto, o governador disse que o projeto de lei é inconstitucional pois atribui responsabilidade à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o que só pode ser feito pelo Poder Executivo, e acarreta no aumento de despesas.

Agora, a proposta volta à Assembleia para que os deputados derrubem ou mantenham o veto.

Fonte: Da Redação