Patrulha da Chuva: equipes intensificam trabalho de limpeza em ruas de Boa Vista

Patrulha da Chuva: equipes intensificam trabalho de limpeza em ruas de Boa Vista
Patrulha da Chuva/Foto: Semuc

As equipes de limpeza intensificaram o trabalho no inverno. Eles atuam por meio da Patrulha da Chuva e quando ela dá uma trégua a ação é rápida para recolher os resíduos descartados de forma irregular que acumulam, principalmente em locais propícios para alagamentos.

Conforme a Prefeitura de Boa Vista, ocorre o monitoramento dos locais que recebem atenção especial no período chuvoso. Contudo, apesar dos esforços das equipes, ainda é frequente o grande volume de lixo em locais inadequados.  Somente no mês de maio 11,3 toneladas de resíduos foram recolhidas nessas áreas.

Assim, o lixo nas bocas de lobo, valas e canais, impede a passagem da água. O que compromete a eficiência nos mais de 120 pontos do sistema de drenagem já implantados pela cidade. Com isso, onde não ocorriam mais alagamentos, a água volta a acumular e demora horas para secar.

Do mesmo modo, o secretário municipal de Serviços Públicos, Thiago Amorim, o trabalho da Patrulha da Chuva é fundamental. Ele evita maiores transtornos. E, somados aos serviços já prestados pelas demais equipes que atuam diariamente na manutenção da limpeza da capital só traz benefícios.

 “Nossa equipe atua especificamente em pontos que sabemos que podem gerar algum transtorno. São ruas que não tem drenagem ou que já tem, mas demoram para secar, pontos viciosos de descarte de lixo ou bairros onde as pessoas insistem em colocar galhadas e entulhos na frente das casas”, ressaltou.

Compromisso da população durante o inverno

Transformar Boa Vista em uma cidade livre de alagamentos, além do investimento em obras de infraestrutura exige também que a população entenda e cumpra suas responsabilidades com relação ao descarte correto de todos os resíduos produzidos em casa.

Cronograma da Limpeza

Por fim a Prefeitura ressaltou que, ficar atento ao dia da coleta que ocorre três vezes por semana em cada bairro e colocar o lixo para fora somente nesses dias, acionar empresas credenciadas para o recolhimento de resíduos de poda de árvores, capina, entulhos e restos de obras de maneira correta, são atitudes simples que ajudam a evitar problemas que podem agravar nesta época do ano.

Fonte: Da Redação