Assaltante é preso após carro ser identificado e localizado por PMs da Força Tática

Jefferson Oliveira já responde a processo por outro crime. No momento da abordagem os policiais encontraram um revólver dentro do carro - Foto: Nonato Sousa
Jefferson Oliveira já responde a processo por outro crime. No momento da abordagem os policiais encontraram um revólver dentro do carro – Foto: Nonato Sousa

Uma reação inesperada de uma vítima de roubo frustrou em parte a ação de uma quadrilha de ladrões, que tinha como objetivo roubar o dinheiro apurado do dia de um açougueiro de 78 anos. O caso ocorreu no final da tarde de terça-feira (3), em uma casa no bairro Cinturão Verde, zona Oeste de Boa Vista.

Além do açougueiro, estavam na casa a filha, de 25 anos, a esposa de 55 anos e a mãe dele, de 102 anos. Apesar de não terem conseguido roubar o dinheiro da vítima, pois a esposa dele reagiu e gritou por socorro, os ladrões ainda conseguiram levar três celulares.

Depois do assalto, a Polícia Militar foi acionada e uma equipe esteve no local e pegou com as vítimas as informações sobre os ladrões e sobre o veículo utilizado no crime, um Voyage prata de placa NOV 7210. Pouco tempo depois, a equipe chegou à casa de um suspeito.

CARRO

Conforme apurado, imagens de câmeras de vigilância de casas vizinhas confirmaram as informações repassadas pelas vítimas sobre o veículo. Em seguida, após identificar o proprietário, os policiais foram ao seu endereço no bairro Nova Canaã, de onde ao ver a chegada da viatura, o suspeito saiu em fuga no Voyage, mas foi perseguido e logo depois interceptado.

O condutor foi identificado como Jefferson Moura de Oliveira, 20, que já responde a processo por outro crime e saiu da prisão este ano. Dentro do carro, os policiais encontraram um revólver calibre 38 municiado. A arma foi reconhecida pelo açougueiro como a mesma utilizada pelo assaltante para ameaçá-lo durante o assalto frustrado na sua casa.

“PILOTO DE FUGA”

De acordo com os policiais, a princípio o suspeito negou envolvimento no roubo. Porém, posteriormente acabou confessando. “Ele era o piloto de fuga”, pontuou a equipe policial, ao informar qual a participação de Jeferson Oliveira no assalto ao açougueiro e sua família.

Também após confessar seu envolvimento, o suspeito identificou pelos apelidos os outros três e integrantes da quadrilha; “Gui”, conhecido das vítimas e apontado como mentor do crime, “Toró” e “Loirinho”, que teriam abordado as vítimas. Oliveira ainda levou os policiais nas casas onde deixou cada um dos comparsas, mas nenhum deles foi encontrado.

Por volta das 21h, os policiais da Força Tática (FT) conduziu Jeferson Oliveira e o carro até o Plantão da Polícia Civil, para que fosse adotada a medida cabível ao caso. O açougueiro e sua família estiveram na delegacia e conversaram com a reportagem.

RELATO

De acordo com a vítima, ele foi seguido pelos ladrões do seu açougue até sua casa. Quando entrou na garagem, foi abordado por um dos ladrões. “Ele não deixou nem eu sair do carro e já pôs a arma na minha cabeça e anunciou o roubo”, contou, ao acrescentar que o assaltante disse para “passar o dinheiro se não quiser morrer”.

O açougueiro informou que ainda tentou argumentar que não tinha dinheiro, mas o suspeito insistiu e voltou a ameaçá-lo. Também o revistou, momento em que a vítima disse que pôs a mão no bolso e tirou o celular e entregou ao ladrão, que saiu correndo em direção ao carro da quadrilha, após sua mulher reagir contra o outro assaltante.

REAÇÃO

A mulher do açougueiro contou que enquanto o assaltante atacava o marido ainda no carro, outro criminoso entrou na casa pelo lanche que a família tem ao lado e a abordou. Ele queria o celular, mas a mulher disse que não tinha e para a surpresa do ladrão, ela reagiu, ao mesmo tempo em que gritava por socorro para chamar a atenção dos vizinhos.

O assaltante tinha uma espécie de simulacro de pistola, o que para os policiais evitou uma tragédia. “Felizmente não era uma arma de verdade”, disse um policial, ao conversar com a vítima e alertá-la que não se deve reagir em caso de assalto. “Se fosse uma arma de verdade ele poderia ter atirado e atingido ela, talvez fatal”, disse o agente público.

Durante a briga, a vítima rasgou a camisa do assaltante e tomou o simulacro. Ele fugiu em seguida, mas antes, conseguiu pegar o celular da mulher e da filha.

FLAGRANTE

A reportagem apurou na manhã desta quarta-feira (4), que depois de ouvir as vítimas e policiais, e interrogar Jefferson Oliveira, o delegado de plantão Marcus Albano formalizou a prisão do suspeito em flagrante por roubo qualificado e posse ilegal de arma de fogo.

Jefferson passou o resto da noite na carceragem e pela manhã foi levado para audiência de custódia. Nenhum dos celulares roubados foi recuperado. Os aparelhos teriam ficado com os outros assaltantes. O caso segue sob investigação da Polícia Civil, por meio dos agentes do Setor de Operações do 2° Distrito Policial.

Informações: Roraima em Tempo