Paciente tem cesárea suspensa por falta de material esterilizado na maternidade de RR

Uma grávida teve o parto por cirurgia cesárea suspenso na última quinta-feira (6), no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, em Boa Vista, por falta de material esterilizado.

Conforme a paciente, que segue internada na unidade de saúde e prefere não ser identificada, ela foi informada de que a máquina que esteriliza o material hospitalar está quebrada, o que impossibilita os atendimentos.

“Os materiais são levados para outra unidade para serem esterilizados, o que atrasa as cirurgias”, explicou a paciente.

Ela garante que a espera para fazer a cesariana pode prejudicar o parto dela e de outras pacientes.

“A máquina quebrou e é uma situação triste. Assim como eu, outras mulheres também precisam de atendimento e isso pode nos prejudicar”, lamentou.

CITADA

A Direção Geral do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth informou, por meio de nota, que a máquina que realiza a esterilização de materiais cirúrgicos da unidade apresentou necessidade de manutenção corretiva, e a equipe técnica já está realizando os ajustes necessários.

“Os procedimentos considerados de emergência estão sendo realizados, uma vez que todos os itens utilizados nas cirurgias estão sendo esterilizados no Hospital Geral de Roraima (HGR). Apenas as cirurgias eletivas foram readequadas, conforme o plano de atendimento da unidade”, explicou o texto.

A Direção ressaltou ainda que o trabalho de manutenção preventiva e corretiva é realizado rotineiramente, conforme cronograma que contempla todos os setores da Unidade. Conforme a gestão, trata-se de um equipamento antigo que passou por um longo período sem manutenção.

“A unidade é referência pelo projeto Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, nas melhores práticas de atenção obstétrica e neonatal, garantindo uma rede de cuidados que asseguram às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e pós-parto”, finalizou a nota.

Informações: Roraima em Tempo – foto: Divulgação