Familiar denuncia falta de materiais no Hospital das Clínicas: “Ferimentos podres”

Pacientes do Hospital das Clínicas estão com ferimentos apodrecidos por falta de materiais e medicamentos para troca dos curativos. A denúncia foi feita nesta sexta-feira (25).

Segundo a filha de um dos pacientes, a estudante Jussara Soares, a ausência de óleo de girassol para aplicar nos ferimentos é um dos agravantes. Sem o material, os profissionais não têm como realizar a limpeza correta.

“Meu pai está na ala de pacientes acamados que necessitam de curativos por conta de um acidente de trabalho. Ele está em estado vegetativo. Não tem nada para os curativos. Eu fiz compras e até doei itens para algumas pessoas porque elas não têm acompanhantes”, declarou.

Jussara e outros familiares formalizaram denúncia na ouvidoria da unidade para que a situação fosse resolvida. Contudo, duas semanas depois, o problema persiste e não há previsão para repor os materiais.

“Passam soro nos curativos e fecham com gaze, mas o correto seria lavar com sabonete, que também está em falta, passar o óleo de girassol, uma pomada e, assim, fechar com gaze. Os pacientes estão com a carne podre”, reforçou.

Também estão em falta medicamentos destinados aos pacientes acamados, como relaxantes musculares, sulfato de ferro e omeprazol, para evitar a secreção gástrica por conta do uso de antibióticos.

“Percebi que, como os casos de Covid-19 estão em estabilidade, parece que estão deixando de comprar as coisas para os hospitais. O meu pai está aguardando uma cirurgia para colocar uma sonda no nariz, mas foi cancelada. O Hospital das Clínicas foi esquecido”, frisou.

CAMPANHA

Devido à falta de óleo de girassol, Jussara iniciou campanha para arrecadar o material para a unidade. “Um moço que está na ala com meu pai é paraplégico e não tem família. As escaras dele estão podres. Perguntei se estavam cuidando dele e me disse que não. Os ferimentos estão podres. De entrar na sala e já sentir o cheiro”, denunciou.

Jussara destacou que, por conta da quantidade de pacientes com ferimentos, é necessária uma grande de quantidade de óleo de girassol para conseguir realizar a limpeza efetiva nas escaras. Os interessados em doar podem ligar para o número (95) 99141-3737.

CITADA

A direção do Hospital das Clínicas informa que a unidade não realiza cirurgias, mas dispõe do acompanhamento médico especializado pelo médico cirurgião para todos os pacientes, e quando há a indicação de cirurgia é feito o encaminhamento ao Hospital Geral de Roraima, uma vez que as cirurgias eletivas já estão sendo retomadas de forma gradativa.

Esclarece que realiza um serviço especializado de curativo, que inclui a visita regular para todos os pacientes, e que o serviço está sendo realizado sem alteração, ou seja, no momento em que é identificada a falta de algum item, é feito o contato imediato com a Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica para o reabastecimento do estoque, garantindo a prestação do serviço.

Ressalta que a pandemia provocou mudanças na oferta e demanda de medicamentos em todo Brasil, causando situações de desabastecimento. Reforça que com o intuito de regularizar o fornecimento de materiais e medicamentos nas unidades de saúde do Estado, adota providências, por meio da abertura de novos processos de aquisição.

Informações: Roraima em Tempo – Foto: SecomRR