Guarda de Boa Vista recebe jet skis, veículos e outros equipamentos

A prefeita Teresa Surita entregou nesta segunda-feira, 29, novos equipamentos à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMT) para reforçar e melhorar ainda mais o trabalho da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil no município.

 Ao todo, foram entregues duas viaturas (Spacefox), quatro Jet Skis, quatro repetidoras de estação de rádio, 50 rádios portáteis, um guincho. Todo esse material foi adquirido por meio de emendas garantidas pelo senador Romero Jucá.  

Teresa ressaltou ainda que esse é mais um passo dando para equipar e modernizar a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Segurança e que está muito feliz com esse alcance e de poder contribuir para que a Guarda seja uma das melhores do Brasil.

 “Nossa cidade é plana, com muitos igarapés, área de preservação e chove muito. Então, ter um equipamento como esses vai ajudar muito a Guarda. E também mais carros, que estão chegando para que todos eles tenham melhores condições de trabalho. Tudo isso é o resultado das emendas do senador Romero Jucá, que dá qualidade para a Guarda prestar um serviço muito bom à nossa população, que é o nosso objeto”, destacou.

A prefeita também ressaltou que essa ação é a continuidade dos investimentos que contribuirão para o excelente trabalho já feito pela Guarda Civil, tendo como foco a população.  

“A defesa Civil atua tanto na água como na terra e há uma necessidade de um material desses, principalmente no período do inverno para fazer patrulhamento nos rios, em áreas alagadas. E o Jet Ski é um veículo de uma mobilidade muito fácil. A Guarda passou a atuar no trânsito também, então havendo a necessidade de remoções, e até mesmo para atender nossos veículos de modo geral, essa plataforma (guincho) é muito bem vinda”, garantiu.

No final de 2018 a gestão municipal também entregou um lote de equipamentos à guarda, incluindo 14 carros, 5 quadriciclos, 16 mil munições, 25 capacetes, 25 Equipamentos de Proteção Individual.  

O secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Raimundo Barros, ressaltou que o material recebido é de excelente qualidade e será muito útil no dia a dia das atividades dos Guardas Municipais e da Defesa Civil.

“Na Defesa Civil, vai contribuir com as vistorias necessárias para evitar crime ambiental, assim como eventual resgate de pessoas que estejam necessitando no caso de enchente, alagações. Temos também os equipamentos administrativos que são para ouvidoria e corregedoria e o equipamento de comunicação, que é muito útil decorrente da capacidade que ele tem de restrição da comunicação, que vai evitar qualquer tipo de acompanhamento da nossa segurança por qualquer outra instituição inclusive organização criminosa”, disse.

Hoje, a Guarda atende dezenas de ocorrências diariamente. Conta com uma base própria, nova, com canil e bem estruturada. A da Secretaria Municipal de Segurança também contará com uma sede nova, que está sendo finalizada e será em entregue em breve.

Outros investimentos – A Guarda Civil Municipal conta hoje com 389 agentes, sendo 89 mulheres. Desses, 157 foram convocados na atual gestão. Em fevereiro de 2016, a Prefeitura de Boa Vista firmou um convênio com a Polícia Federal, autorizando a Guarda Civil Municipal à utilização de armas de fogo. Hoje, são 190 guardas civis aptos ao porte de armas de fogo.