CONTRA A COVID-19 – Primeiras crianças começam a ser imunizadas em Boa Vista

A vacina para crianças está disponível em 9 UBS da capital

A Prefeitura de Boa Vista deu início nesta terça-feira, 18, à vacinação infantil contra a Covid-19. As primeiras a receber a dose do imunizante são crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades e com alguma deficiência, seguindo os critérios de priorização estabelecidos no Plano Nacional de Operacionalização da vacina (PNO), do Ministério da Saúde (veja cronograma abaixo).

A primeira criança a receber a vacina contra a covid-19 em Boa Vista foi a estudante Isadora da Silva, de 11 anos, que tem asma crônica. Ela foi acompanhada da mãe, Ana Paula Orlando à Unidade Básica de Saúde Mecejana e garantiu, com orgulho, a primeira dose.

“Eu estava ansiosa. Agora que vacinei, estou muito feliz porque logo, logo, vamos poder tirar as máscaras, sair e curtir. Eu me sinto especial em ser a primeira criança a se vacinar”, disse.

Para a mamãe Ana Paula, autorizar a vacinação da filha foi um gesto de amor. “As vacinas estão aí e existem há muito tempo para nos ajudar nesses momentos difíceis a termos condições de estarmos bem. E poder proporcionar isso para os nossos filhos é muito gratificante. Nos enche de alegria, porque queremos sempre o melhor para eles”, frisou.

Para a imunização das crianças, é utilizada a vacina pediátrica da Pfizer, repassadas aos municípios com dosagem específica para este público. A aplicação foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com intervalo de 8 semanas entre a 1° e 2°.

Critérios para vacinação – As crianças devem estar acompanhadas por pais ou responsáveis, manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito.

As crianças são atendidas por ordem de prioridades, nos seguintes dias:

  • 18 a 25/01 – Crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidades
  • 26/01 a 02/02 – 11 e 10 anos
  • 03/02 a 10/02 – 9 e 8 anos
  • 11/02 a 18/02 – 7 e 6 anos 
  • 21/02 – 5 anos

“Queremos chamar os pais e responsáveis dessas crianças para levarem seus filhos para tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19, que é um meio de proteção. Ela não vai impedir que se pegue a doença, mas vai diminuir os riscos de agravamento e óbito pela doença. Por isso, é importante todos nós estarmos vacinados e também mantermos os cuidados necessários”, destacou a superintendente de vigilância em saúde, Francinete Rodrigues.

Deficiência permanente ou comorbidade – Para comprovação de crianças com deficiência permanente ou comorbidade, no ato da vacinação, os pais ou responsáveis deverão apresentar documento de identificação, CPF ou cartão SUS e cartão de vacina da criança; cópia (que será retida) dos seguintes documentos: Laudo médico, com assinatura e carimbo; receita de medicamentos utilizada pela comorbidade existente assinada e carimbada pelo médico, pelo menos de dois meses; resultados de exames que comprovem a deficiência ou comorbidade e outros documentos que comprovem a deficiência ou comorbidade.

A prefeitura disponibiliza especificamente para essa campanha infantil, nove unidades básicas de saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. São elas:

  • UBS Hélio Macedo – Rua Joca Farias, 2199 (Jardim Caranã)
  • UBS Dalmo Feitosa – Rua Austrália, 700 (Cauamé)
  • UBS Ione Santiago – Av. Sebastião Diniz, 115 (São Pedro)
  • UBS Jorge André Gurjão – Rua CC-24, 341 (Laura Moreira/Cidadão)
  • UBS Arminda Gomes – Rua José Airton de Almeida, 422 (Jóquei Clube)
  • UBS Santa Luzia – Rua Abel Moreira Reis, 1786 (Pintolândia)
  • UBS Buritis – Rua Raimundo Figueiras, 661 (Buritis)
  • UBS Raiar do Sol – Rua das Estrelas, 672 (Raiar do Sol)
  • UBS Mecejana – Rua Pavão, 195 9 ( Mecejana)