A Prefeitura de Boa Vista recebeu esta semana 24 novos aparelhos respiradores para atender pacientes graves no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA). O público alvo, de competência do município, é criança de até 13 anos. Cada aparelho custou R$ 26.500, totalizando uma compra de R$ 636 mil oriundos de emenda parlamentar do ex-senador Romero Jucá.

Antes, a principal unidade hospitalar de referência no atendimento ao público infantil em Roraima, que atende crianças de todos os municípios e até pacientes de outros estados e países, tinha 20 respiradores, sendo dois emprestados para o Hospital de Campanha da Operação Acolhida. Agora, a unidade conta com 42 respiradores.

De acordo com a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, os equipamentos foram adquiridos para ampliar ainda mais a oferta dos serviços de urgência e emergência no hospital e fazem parte dos investimentos que a prefeitura tem feito ao longo dos anos para aumentar a capacidade de atendimento.

“Essa compra faz parte de todos os investimentos que temos feito nos últimos anos no Hospital da Criança. Melhoramos muito a estruturara da unidade com reformas, aquisição de equipamentos hospitalares, de proteção, modernizamos os aparelhos de exames. E por conta do nosso planejamento, hoje já é possível contar com esses novos aparelhos que serão instalados conforme a necessidade”, explicou Teresa.

Os respiradores foram adquiridos da empresa Leistung Equipamentos, por meio do processo licitatório 24430/2019 aberto em agosto de 2019, na modalidade Pregão Eletrônico na forma de Registro de Preço e são da marca Leistung, PR4-G, touch, adulto, pediátrico e neonatal com tela de LCD de 10,4’.