“Estamos esperando vocês lá no Hospital de Retaguarda”, foi a resposta de um fisioterapeuta que atua na linha de frente contra a Covid, em uma publicação que mostra a aglomeração na Festa do Abacaxi, ocorrida neste fim de semana no município do Cantá, e que contou com apoio do Governo do Estado de Roraima.
O vídeo foi publicado em uma página de humor regional, na tarde desta segunda-feira (17). Até a última atualização desta reportagem, a publicação tinha recebido cerca de 2,4 mil curtidas e 113 comentários. Já a resposta do profissional da saúde teve 100 curtidas e dez reações.
O fisioterapeuta informou que foi um comentário “feito por impulso” e que se arrepende. “Foi um comentário que eu fiz por impulso e até que me arrependi um pouco, porque eu acabei me expondo, né?”, disse.
Além do servidor da saúde, outros internautas afirmaram que “o Covid agradece” e que “continuaremos a informar o aumento no número de casos da Covid com sucesso”.
A Festa do Abacaxi é um festival tradicional e, neste ano, ocorreu em um momento que Roraima apresenta aumento no número de casos da Covid-19 e de gripe. Por conta disso, o governoreabriu a Ala de Covid no Hospital de Retaguarda, ao qual o fisioterapeuta se referiu.
Em imagens que circulam nas redes sociais é possível ver várias pessoas aglomeradas, sem máscaras e desrespeitando o distanciamento social.
No município de Cantá, onde ocorreu o evento, há 2.746 infectados desde o início da pandemia.
Após 20 dias de estabilidade, o boletim desta segunda-feira registrou quatro mortes por covid-19. Desde o início da pandemia, Roraima contabiliza 2.082 vítimas da doença.
Além das mortes já confirmadas, o estado também possui 14 óbitos em investigação pela Sesau para descobrir se a causa está relacionada ao coronavírus.
Atualmente, 126.936 pessoas são consideradas recuperadas da Covid, após tratamento médico. O estado contabiliza pacientes como recuperados automaticamente após 21 dias desde a notificação de suspeita da doença.
Informações: G1 Roraima