Escola de Boa Vista vai representar município em Feira de Ciências em Minas Gerais

Na próxima semana, Boa Vista será representada na 3ª Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC) pela Escola Municipal Maria Gonçalves Vieira. O evento ocorre de 13 a 16 de agosto, em Mateus Leme, Minas Gerais.

O aluno Eyron Marcallython, a professora Leia Moreno e a gestora Djanice de Sousa vão levar experiências do projeto “Construindo um Futuro Saudável”, que conquistou o 1º lugar na Feira Estadual de Ciências de Roraima no ano passado, na categoria Ensino Fundamental I. A ida a Minas Gerais faz parte da premiação.

O foco do projeto é incentivar a comunidade escolar a ter hábitos mais saudáveis na alimentação e prática de atividades físicas, visando à melhoria da qualidade de vida, o bem-estar físico, social e emocional.

“O que mais chamou a atenção foi o tema que envolveu atividades tantos para os alunos quanto aos pais. Eles levaram para a família, teve relatos que muitos estavam aderindo a uma nova alimentação e atividades funcionais, e que a partir do projeto eles começaram a ter melhor qualidade de vida”, comentou a professora.

Durante a execução do projeto, alunos fizeram pesquisa de campo, na internet, assistiram a vídeos e palestras, além de trocas de experiências em rodas de conversas. Um aprendizado que envolveu alunos, pais e funcionários.

Eyron está alegre pois sua primeira participação em uma feira de ciências lhe deu a oportunidade de viajar representando a sua turma de 2018 (3º Ano B) e, o melhor, conseguiu melhorar alguns hábitos em casa através do projeto.

“Minha sensação é de alegria. No início, a professora trabalhou com a gente na base do livro de ciências, focando na lição 28 sobre atividades físicas e alimentação saudável. Meu pai comia muita gordura, carne frita, a partir do projeto consegui mudar e agora ele come mais verduras e alimentos mais saudáveis”, disse o menino.

FEMIC 2019

A Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC) é um movimento pedagógico independente e multidisciplinar de incentivo à ciência, tecnologia e inovação no ambiente das escolas públicas e privadas brasileiras, com ênfase em Minas Gerais.

O evento foca na promoção e no estímulo de jovens pesquisadores da educação básica para o direcionamento de projetos de Iniciação Científica nas diferentes áreas do conhecimento. Uma das afiliadas da Femic é a Feira Estadual de Ciências de Roraima.

Informações – Roraima Em Tempo – Foto – Divulgação