Máquina criada em Boa Vista pode plantar até 96 mil mudas de árvores por dia

Neste momento de grandes catástrofes ambientais, seja no Brasil ou em outros países como a Austrália, que sofreram drasticamente com as últimas queimadas, eis que surgem, da iniciativa privada, vários casos de sucesso quando o assunto é reflorestamento ou recuperação de florestas e preservação do meio ambiente.

Um exemplo está em Boa Vista, Roraima, que se destaca mais uma vez sendo referência para o mundo com a criação e o desenvolvimento da Forest Planting Machine (FPM), a mais rápida e eficiente máquina de plantação de florestas, capaz de plantar até 96 mil mudas de várias espécies em apenas um dia, com a ajuda de apenas três operadores.

A máquina já está em funcionamento em Boa Vista e foi desenvolvida pelo consórcio iPlantForest, um conjunto de empresa de inovação tecnológica no campo, fundadas na Amazônia por profissionais de tecnologia de outras regiões do Brasil, formado pelas seguintes empresas: Mahogany Roraima (responsável pelos viveiros, pesquisas, desenvolvimento de tecnologias, construção de maquinas), Floresta Roraima (Reflorestamento para recuperação de áreas degradadas), AIquimist (Inteligência Artificial Baseada nos USA).

A maquina de plantar florestas tem por objetivo plantar mudas de quaisquer espécies florestais, nativas ou exóticas simultaneamente. Ao mesmo tempo que planta as mudas, o equipamento registra a posição de GPS de cada uma delas, a espécie. Ao final do plantio, envia para a “nuvem” os dados detalhados do plantio.

Ao final do plantio, as informações carregadas em um cartão de memoria são transferidas para sistemas para dar inicio ao acompanhamento do desenvolvimento da floresta. Uma vez que há a posição de cada muda via GPS, e a sua espécie, é possível monitorar o crescimento de cada uma utilizando Drones com LIDAR e outros sistemas de medição e monitoramento. Drones medem o crescimento de cada individuo, e verifica doenças por análise foliar utilizando sistemas de detecção de doenças baseados em Inteligência Artificial.

Veja a apresentação da máquina no link abaixo: