Preço da carne em Roraima tem redução de 3,85%, informa Cooperativa

A partir desta segunda-feira (20), o preço da carne bovina tem redução de 3,85%, informou a Cooperativa de Carne de Roraima (Coopercarne). Os fornecedores esperam que a queda chegue aos consumidores.

O presidente da Coopercarne, Nadisson Pinheiro, explicou que a diminuição se deu graças ao período de chuvas durante o verão, o que promoveu melhora na produção. “O regime de chuvas que tivemos criou uma boa condição para os produtores. Com isso, gerou uma boa oferta de animais para abate”, complementou Pinheiro.

Um dos objetivos da divulgação do decréscimo no valor da carne é para que haja impacto positivo no varejo. “Nossa intenção é que a baixa seja repassada ao consumidor. Somos uma cooperativa de produtores e sabemos que não é fácil produzir, mas temos consciência que a carne ficou pesada no bolso da população. A baixa, por menor que seja, já minimiza a situação”, avaliou o presidente.

Para a empresária Jamile Wanderlei, que trabalha no restaurante da família, se o novo preço da carne chegar aos supermercados de Boa Vista, será favorável para ela que precisa do item para preparar o cardápio do empreendimento. “É bom para as famílias e para quem revende, porque o custo mais baixo aumenta possibilidades de ganho”, comentou Jamile.

O administrador Aguidar Garcia destacou que a redução beneficia o orçamento da família, que teve de readequar receitas e despesas no ano passado, quando o valor da carne aumentou.

“Qualquer aumento prejudica o brasileiro, pois muitos estão na peleja de sobreviver com um salário mínimo ou menos do que isso. Essa redução fará com que a gente possa desafogar um pouco mais o bolso e não ficar tão apertado ao fazer as compras do mês”, declarou, ao acrescentar que na semana passada o menor preço no açougue de um supermercado era R$ 26.

AJUSTES

Em novembro de 2019, o quilo da carne reajustou em 4,5%, sendo, à época, o terceiro no ano. Fatores climáticos, pouca quantidade de bovinos e a seca intensa no Estado foram fatores que influenciaram o aumento da carne. Ao todo, no ano de 2019, o acréscimo foi de 9,22%.

Informações: Roraima em Tempo – Foto: Alex Paiva