A Prefeitura de Boa Vista levou a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo para mais perto da população. Nesta sexta-feira 14, as equipes de saúde estiveram em pontos estratégicos com o objetivo de facilitar o serviço para a comunidade, no período entre 8h e 11h30.
A campanha segue até o dia 13 de março, tendo como público-alvo crianças a partir dos 5 anos de idade até jovens de 19, porém quem não faz parte desta faixa etária, mas não se vacinou também pode procurar o serviço e se prevenir.
O coordenador municipal de Imunização, Romildo Azevedo, faz um alerta sobre a importância da vacinação. Em 2018 Boa Vista sofreu um surto de sarampo, o qual foi controlado apenas por meio da aplicação da dose da Tríplice Viral.
“A melhor forma de prevenção é a vacinação. Então a população não pode deixar para se vacinar em cima da hora. Precisa aderir à campanha, estar imunizado, trazer os filhos e, se houver dúvidas com relação se já tomou a vacina, é melhor procurar uma unidade de saúde, pontos extras”, disse.
Na Escola Municipal Jael Barradas, localizada no Cauamé, terá vacinação durante todo o dia. No local os pais foram avisados com antecedência e enviaram as cadernetas dos filhos. A enfermeira Maria Ângela Santos, faz parte da equipe da Unidade Básica de Saúde Dalmo Silva Feitosa, ela explicou como as crianças, de 7 a 15 anos de idade, estão sendo atendidas.
“Antes já havíamos avisado os pais para enviarem os cartões de vacina e o cartão do SUS. Estamos separando por sala, uma turma por vez. Avaliamos o cartão. Quem precisa, encaminhamos para a vacinação. E quem não precisa, liberamos”, disse a enfermeira.