Primeira Infância – Tribunal de Justiça inaugura creche em parceria com a Prefeitura de Boa Vista

Mais uma parceria firmada pela Prefeitura de Boa Vista beneficiará o público infantil da capital, reforçando as ações voltadas à primeira infância. Trata-se da creche do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), inaugurada nesta segunda-feira, 2.

A creche funcionará das 7h30 às 14h30, no prédio do Tribunal de Justiça, que fica localizado na avenida Ene Garcez, e as vagas são destinadas aos filhos, de 0 a 2 anos de idade, dos servidores do poder judiciário.

O local é estruturado com berçário, espaço com piso emborrachado e brinquedos pedagógicos, cozinha, poltronas de amamentação e área de lazer aberta, que conta com uma banheira, onde os profissionais do programa municipal Família Que Acolhe (FQA) desenvolverão técnicas da massagem shantala.

Além dos profissionais do FQA, o corpo pedagógico, de cinco cuidadoras e uma pedagoga, faz parte da Secretaria Municipal de Educação. A parceria não traz ônus para o município.

“Tivemos a alegria de contar com a parceria do poder judiciário. Com o nosso conhecimento e material especializado podemos fazer o acompanhamento com bases técnicas do que é esse desenvolvimento. Boa Vista cresce com essa parceria e quem se beneficia é a criança, nosso foco é esse. Quando você tem uma criança feliz, tem uma família feliz”, afirmou a prefeita Teresa Surita

O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, Mozarildo Cavalcanti, informou que projeto se inicia com uma turma de 20 crianças, mas a previsão é aumentar o número de beneficiados. Segundo o presidente, a parceria com a prefeitura foi fundamental para colocar a iniciativa em prática.

“A ideia surgiu em 2009, tentamos implementar o projeto na época e não foi possível, mas em conversa com a prefeita Tereza Surita propomos o termo de cooperação, ao qual ela aceitou de imediato. A prefeitura tem expertise na área de primeira infância. Temos ainda a ideia de lançar esse projeto para as demais unidades do poder judiciário”, afirmou.

Com a creche, os servidores estarão mais próximos dos filhos e terão a possibilidade de fazer o aleitamento materno com mais facilidade. A primeira infância – fase que vai da gestação aos seis anos – é a etapa mais importante para o desenvolvimento humano e fortalecimento dos vínculos familiares.

Kelen Saraiva é esposa de um servidor do tribunal, tem uma filha com seis meses de idade e foi contemplada com uma vaga no local.

“Minha licença já acabou e eu estava pensando como ia fazer, foi quando surgiu esse espaço, que é uma valorização do servidor. A minha filha vai ficar mais próxima dele e ele poderá acompanhar o desenvolvimento dela”, disse a servidora pública.