Pandemia – Teresa adia pagamento de IPTU e Coleta de Lixo em Boa Vista

A prefeita Teresa Surita adiou as datas de pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo (TCL) para junho. O primeiro vencimento das taxas estava previsto para o dia 10 de maio – agora passa a ser somente em 10 de junho.

A medida faz parte das restrições dos atendimentos ao público na Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, em cumprimento às medidas de prevenção e redução dos impactos do coronavírus.

Os prazos para quem pretende parcelar o débito continuam os mesmos, ou seja, seis parcelas para o IPTU e quatro parcelas para a TCL.

A ideia do adiamento é evitar aglomerações nas repartições municipais. O pacote de medidas da prefeitura contra o coronavírus inclui suspensão de aulas em escolasliberação de grávidas e idosos para trabalhar de casa e contratação de novos servidores da Saúde.

“O intuito é prevenir a disseminação do coronavírus no município. Então, é importante que as pessoas não venham até a secretaria, pois assim, reduzimos os riscos. Lembrando, que a decisão faz parte do pacote de prevenção anunciado pela prefeita Teresa Surita no início da semana”, explicou o secretário municipal de Finanças, Márcio Vinícius.

Roraima registrou, até essa terça-feira (19), cinco casos suspeitos do Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus – nove foram descartados. Em todo o Brasil, até às 15h30 desta quinta-feira, foram confirmados mais de 540 casos pelas secretarias estaduais de Saúde.

Destinação

A Taxa de Coleta de Lixo (TCL) tem a finalidade de custear todo o processo de recolhimento e destinação correta do lixo doméstico.

Já os valores arrecadados com o IPTU podem ser aplicados em diversos setores da administração municipal. Pode ser investido na melhoria da educação e saúde e em obras de infraestrutura como asfaltamento, drenagem entre outros investimentos.