Sétimo secretário de Saúde do governo Denarium toma posse nesta sexta-feira

Hoje, toma posse o sétimo secretário de Saúde do governo Antonio Denarium (Sem Partido), que tem 18 meses de existência. Pelo menos, três ex-secretários denunciaram irregularidades, apontaram desvios e registraram que a Secretaria e o seu gordo orçamento eram comandados, na prática, por quadrilhas. O último a sair, o coronel Olivan Junior, afirmou que o único jeito de encaminhar solução que atendesse à população seria uma intervenção federal. A intervenção federal não veio, e como resposta às irregularidades de Denarium, veio uma intervenção parlamentar, desta vez com porteira fechada. O comando ficará com o deputado Jalser Renier (SD). Anos atrás, a Secretaria já ficou sob o comando político do então deputado estadual Mecias de Jesus (Republicano) e não deu certo. Nesta sexta-feira (5), foi consumada a negociata e também o processo de desmoralização acelerada do governador Denarium.

EMBATE

Fontes do Palácio Senador Hélio Campos relataram a alguns interlocutores que ficaram abismados com o embate ocorrido esta semana entre Jalser Renier e Antonio Denarium. Numa sala do Palácio, quando negociavam o acordo do pagamento para que não acontecesse o afastamento do governador, o presidente Jalser partiu para cima de Denarium e deu-lhe vários gritos, passou-lhe uma descompostura e de dedo na cara, afirmou que ou era a Secretaria toda ou não seria nada. Denarium acovardou-se, acabou se entregando e entregando a saúde da população. Para quem assistiu aquela cena, ficou a certeza que o governo Antonio Denarium acabou.

QUEM MANDA

No outro dia o embate, no qual saiu vitorioso, o deputado Jalser Renier reuniu a equipe que vai para a Secretaria Estadual de Saúde. Bateu na mesa e disse textualmente que quem manda na Sesau é ele. Ainda avisou que se o governador Denarium disser ou mandar alguma coisa, não é para ser levada em consideração. Lá, o governador não manda. Pelo visto, os contratos, compras e serviços deverão passar por Jalser, disse um experiente administrador. O presidente da Assembleia Legislativa tirou a sorte grande. Todo final de ano, o Brasil espera o resultado da Mega-Sena da virada que paga R$ 200 milhões ao acertador. O orçamento da Secretaria Estadual de Saúde, dada de presente a Jalser, é de mais de R$ 1 bilhão. Isso representa ganhar cinco vezes na Mega da Virada. É muita sorte do deputado.

ENTREGA

Para receber o prêmio acima, Jalser Renier e seus servidores precisaram entregar uma mercadoria ao seu benfeitor: sepultar o pedido de afastamento de Denarium e controlar as investigações da CPI da Saúde. Um serviço sujo, que vai beneficiar o governador e jogar para baixo do tapete, mais uma vez, os desvios de recursos da saúde e da corrupção. Mas para Jalser e sua turma, isso é tranquilo de fazer. Já te experiência de arquivar investigações. Eles já fizeram o mesmo que vão fazer com Denarium, basta lembra da ex-governadora Suely Campos. Após uma rentosa negociação, o afastamento da governadora também foi arquivado pelo presidente Jalser Renier. Pelo visto, desvios e corrupções jamais serão investigados pela Assembleia Legislativa de Roraima. Mal feitos do governador servem apenas para uma coisa: aumentar o preço cobrado pelo serviço sujo.

GRAÇAS A DEUS

Enfim uma boa notícia para a população de Roraima. O Exército não depende mais do Governo de Roraima para colocar o Hospital de Campanha em funcionamento. Graças a entendimentos mantidos com parceiros estratégicos, o Hospital poderá cumprir a sua finalidade. O Hospital Sírio Libanês, o Movimento Todos pela Saúde, o banco Itaú e o Ministério da Saúde atuarão juntos para salvar a vida dos roraimenses atingidos pelo covid-19. O Ministério da Saúde atenderá Roraima através de três caminhos distintos, em vez de um só, que era o Governo do Estado. O Hospital do Exército e também a Prefeitura de Boa Vista terão a partir de agora, linha direta com o Ministério. Aleluia.

DESASTRE

Como sempre o Governo do Estado não cumpre com as suas obrigações. A falta de ação e de proteção para as áreas indígenas vai levar Roraima ao desastre. Os casos de covid já apareceram nas áreas indígenas, e a falta de apoio, de tratamento e de alimentação causa muita apreensão. Os Dseis comandados politicamente pelos senadores Chico Rodrigues (DEM) e Mecias de Jesus, não funcionam. As comunidades começam a tomar decisões individuais e essa falta de definição dos trabalhos leva a embates e disputas internas nas comunidades. Ou se tomam medidas emergenciais ou Denarium também será responsável por um genocídio.

RAPIDINHO

– Novamente: a CAER, Companhia de Águas e Esgotos do Estado, comandada pelo senador Mecias de Jesus, apelidado carinhosamente na empresa como Mecias Tatu, continua a criar problemas e atrapalhar o trabalho da Prefeitura de Boa Vista. Ontem, a obra de recapeamento da avenida Yeyê Coelho, uma das mais movimentadas da capital, teve que ser paralisada em um trecho por conta de uma estação elevatória da CAER que não funciona e lança os dejetos na rua e na casa de famílias da rendondeza. Agora, além de ser responsável pela falta de água nos bairros, a CAER também é responsável por obstruir obras públicas. Só faltava essa.

– Comemoração: realmente, o governador Antonio Denarium não tem o que mostrar. Encheram as redes sociais ontem, comemorando o fato de terem mandado pagar os meses de fevereiro e março das empresas terceirizadas da saúde, que pararam a limpeza dos Hospitais e a lavanderia do HGR. Os funcionários dessas empresas, que arriscam suas vidas todos os dias nessas unidades, estavam há três meses sem receber salários. Fazer a obrigação, ainda mais atrasado, é motivo para cantar parabéns para Denarium. É muita carência.

– Escárnio: ontem, mais uma vez, o nosso HGR foi matéria demorada no Jornal Nacional, mostrando o absurdo tratamento que é dispensado pelo Governo do Estado aos pacientes que tentam salvar suas vidas. Mas, o escárnio e zombaria total do governo Denarium veio no final da matéria. Na sua resposta sobre a morte de um idoso que procurou o Hospital e depois de muito tempo não conseguiu ser atendido. Em nota, o Estado disse que a responsabilidade pela morte do paciente era da sua família. Realmente, o vice-governador Frutoso Lins (SD), tem razão quando diz que Denarium não tem coração.

– Carona sem vergonha: a Prefeitura de Boa Vista tem adiado o pagamento do IPTU e de taxas municipais para diversas categorias. Ontem, mais uma vez, a Prefeitura anunciou novo adiamento. Pois não é que sabendo disso, o deputado federal Ottaci (SD), postou nas redes que lutaria pelo não pagamento do IPTU? Tentou pegar uma carona sem vergonha e não colou.

Informações: Roraima em Tempo – Foto: Divulgação