Unidades básicas de saúde atenderam mais de 2 mil pessoas em um dia

As 33 unidades básicas de saúde de Boa Vista atenderam nessa segunda-feira, 15, ao todo, 2.132 pessoas. Foram realizadas 289 consultas para casos suspeitos e confirmados de covid-19. As equipes de saúde realizaram 236 testes rápidos, sendo que 140 pessoas testaram positivo e 96 tiveram resultado negativo para o novo coronavírus.

Ainda de acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, as equipes da atenção básica fazem o monitoramento de 2.766 pacientes com síndrome gripal e casos suspeitos e confirmados de covid-19.

Desde segunda-feira, 15, oito unidades de saúde estão atendendo exclusivamente pacientes com sintomas do novo coronavírus. Esses postos funcionam em horário estendido e em bairros estratégicos para alcançar o maior número de pessoas. Quatro unidades abrem das 8h às 19h e outras quatro das 8h às 20h.

Ao chegar na unidade, os pacientes são organizados numa tenda na área externa, onde passam pela triagem e aguardam o atendimento médico. Os atendimentos ofertados nos postos de saúde são para pacientes com sintomas leves. Casos mais graves devem ser direcionados ao Hospital Geral de Roraima.

Atualmente, a prefeitura tem 33 postos de saúde em funcionamento na capital. Na última semana, a prefeita Teresa Surita entregou duas novas UBS’s totalmente reformadas, sendo uma no bairro Silvio Leite e outra no Conjunto Cidadão.