Comunidade indígena Jacamim decreta confinamento por 15 dias em decorrência da Covid-19

A comunidade indígena Jacamim, da região Serra da Lua, no município de Bonfim, decretou bloqueio total como medida de prevenção contra o coronavírus. A suspensão começa nesta segunda-feira (22) e irá durar por 15 dias. A informação foi divulgada pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR) neste domingo (21).

Essa é a quarta comunidade a adotar o confinamento como ação para frear a contaminação dos povos originários. As outras localidades que adotaram a medida são Serra da Moça, Serra do Truarú e Morcego. O CIR não informou como será o planejamento para manter os serviços essenciais em Jacamim.

Roraima se consolidou como o terceiro estado brasileiro com maior número de mortes de indígenas por Covid-19, conforme informou a Articulação dos Povos Indígenas pelo Brasil (APIB). À época, os dados registrados mostravam que foram, ao menos, 33 óbitos pela doença, entretanto, o número pode ser maior.

A doença já foi notificada em 103 comunidades em todo país, incluindo a etnia Warao, de origem venezuelana refugiados no Brasil. Segundo a pesquisa, o número de subnotificação de indígenas infectados é “enorme”.

Informações: Roraima em Tempo – foto: CIR