Rio Branco sobe e atinge cota de alerta para inundação em Caracaraí

O Rio Branco atingiu nesta terça-feira (30) a cota de alerta para situação de inundação em Caracaraí, no Sul de Roraima. O boletim sobre a situação foi divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

O nível subiu para a cota 8.65 metros, com previsão de atingir 8.76 metros nas próximas horas, conforme a previsão do sistema de alerta hidrológico da bacia do Rio Branco.

“Esse patamar é acima da cota de alerta. No município a cota de inundação é atingida aos 9 metros”, informou o Serviço Geológico do Brasil, órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia.

Na capital Boa Vista, a cota atual do rio é 6.96 metros, com previsão de atingir nas próximas horas até 6.84 metros, estimativa ainda abaixo da cota de alerta de 8 metros. Na cidade, o rio transborda quando a partir de 8.50 metros, de acordo com o Serviço.

De acordo com a engenheira hidróloga da CPRM Luna Gripp, a tendência é que em Caracaraí, o rio Branco possa seguir com uma leve subida dos níveis nas próximas horas, mas em Boa Vista a tendência é de retrocesso.

“É importante acompanharmos de perto porque o rio pode subir rapidamente e de um dia para o outro trazer impactos. Enquanto a cota estiver acima da de alerta vamos enviar boletins extraordinários diariamente, com dados de monitoramento e previsão do nível do rio”, explicou.

A previsão é que entre os dias 29 de junho e 5 de julho o estado tenha precipitações acima da média na parte sul do curso principal do Rio Branco.

A operação de monitoramento da bacia do rio Branco em 2020 teve início no dia 8 de maio. O período de cheia desse seguir até o mês de agosto.

Durante o período, a CPRM continuará acompanhando o comportamento hidrológico dos rios Branco, Surumu, Tacutu, Uraruciera e Mucajaí. O sistema beneficia população estimada de 302.711 habitantes.

Os dados hidrológicos utilizados nos boletins são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional das Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil e outros parceiros.

Informações: G1 Roraima – Foto: Prefeitura de Boa Vista