“Queda nos índices da covid-19 garante condições para reabertura do comércio”, afirma Teresa

Durante live transmitida nesta sexta-feira (17) em suas redes sociais, a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, apresentou alguns indicadores que justificam a reabertura do comércio, programada para esta segunda-feira (20). Ela disse da importância de se retomar a economia, mas destacou que a prioridade será preservar as vidas, pois se os números de casos positivos e de óbitos voltem a subir, a questão poderá ser reavaliada.

Segundo Teresa, hoje o número de casos confirmados da doença apresenta queda de 52,9%, bem como o número de óbitos, que tiveram redução de 79%. A taxa de ocupação dos leitos de UTI também teve queda, sendo de 60,5% no Hospital da Campanha e 60,7% os leitos clínicos. “Ou seja, estamos na época da queda dos índices relacionados à pandemia em Boa Vista e com vagas no Hospital de Campanha”, disse a prefeita.

No entanto, se os índices apresentarem um revés e começarem a aumentar, o comércio poderá ser fechado novamente, uma vez que a prioridade são as vidas, segundo Teresa. “Mais importate é preservar as vidas. Se a gente sentir qualquer coisa que possa colocar a vida das pessoas em risco, nós não temos nenhum problema em reavaliar essa estratégia. Porque é uma doença nova, que ainda não tem o remédio certo”.

Máscaras – A prefeita lembrou na live o decreto que vai tornar obrigatório o uso de máscara nos espaços públicos de Boa Vista, como medida necessária para evitar o contágio do coronavírus. Mais de 35 mil máscaras serão disponibilizadas em pontos específicos para que ninguém fique sem o item.

Praças públicas – Com a reabertura do comércio, o acesso aos ambientes públicos será liberado. Por isso, as luzes das praças públicas, atualmente apagadas, serão acessas para que a população volte à diversão e ao lazer. “Porém, é necessário que todos tenham consciência e mantenham o distanciamento social e o uso de máscaras, para evitar que os números da doença aumentem”, disse Teresa.