Prefeitura de Boa Vista investe, capacita e inova na educação em tempos de pandemia

Com a pandemia, alunos e professores se reinventam e encaram o desafio do aprendizado à distância com o apoio da tecnologia — Foto: PMBV

Das salas de aula para as telas do computador e do celular. De fato, a pandemia da covid-19 transformou a forma de ensinar e aprender em todo o mundo. Em Boa Vista não seria diferente, longe das escolas, para evitar a disseminação do vírus, alunos e professores da rede municipal encaram o desafio do aprendizado à distância com a ajuda da tecnologia.

Há alguns dias do início das aulas de 2021, todos os profissionais estão reunidos, de forma remota, durante a 8ª Semana Pedagógica. Um evento que abre oficialmente o ano letivo e traz novos conceitos, ideias em tempos de reinvenção na educação. São mais de 3 mil profissionais se capacitando para o novo ciclo de aulas remotas

Seja com o Aprendendo em Casa na TV, por meio do watsapp, videochamadas, videoaulas ou até mesmo com os blocos de atividades impressos, o ensino precisa chegar na casa dos mais de 44 mil alunos da rede municipal. O que se vê, são os profissionais se reinventando para levar o aprendizado aos seus alunos e o empenho das famílias em promover uma ponte de acesso entre o professor e seus filhos.

A prefeitura deu todo suporte no processo das aulas remotas para mais de 44 mil alunos, por meio do Aprendendo em Casa na TV, watsapp, videochamadas, videoaulas ou até mesmo com os blocos de atividades impressos. — Foto: PMBV

Os estudantes das áreas rural e indígenas recebem atenção especial da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Os 800 alunos destas regiões que não tem acesso à internet recebem em casa os blocos de atividades e kits escolares. Este ano, a prefeitura entregou cerca de 1.400 kits da alimentação escolar para estas famílias que hoje estão nesta missão com o município.

Para o prefeito Arthur Henrique, o desenvolvimento da sociedade passa pela Educação.

“Enquanto secretário de Educação, pude perceber o quanto os profissionais se doam para garantir um ensino de qualidade para as nossas crianças. E nosso papel, como gestores públicos, é garantir mecanismos, estrutura, salário em dia, inovação, oferecer qualificações e condições para continuar garantindo o vínculo dos professores com seus alunos, mesmo em tempos de distanciamento social”.

Lembrando que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura tem dado todo o suporte didático, tecnológico e psicológico aos professores. Aqueles roteiros de aulas enviados aos alunos são, previamente, planejados pelos especialistas em educação da SMEC. As escolas possuem internet e todos os recursos de apoio ao professor durante suas aulas.

800 alunos das áreas indígena e rural que não tem acesso à internet recebem em casa os blocos de atividades e kits escolares para o suporte às aulas — Foto: PMBV

A prefeitura também disponibiliza a plataforma ‘Educa Digital’, para os 1.200 docentes aprimorarem os conhecimentos tecnológicos nesta nova rotina de aulas remotas. São atividades de formação, treinamentos, apresentação de ferramentas tecnológicas e produção de conteúdo em ambiente online, com apoio de profissionais e assistência a comunidade escolar.

O panorama diferenciado das aulas remotas, distanciamento e gera muitos questionamentos, podendo trazer uma série de problemas de ordens mentais e sociais. Por isso a Gerência de Apoio Pedagógico e Psicossocial (Gapps), da secretaria, presta o serviço de atendimento psicológico on-line aos servidores.

O ano letivo de 2021 em Boa Vista continuará sendo de forma remota. Mas mesmo com mais de um ano de pandemia, todas as escolas da cidade estão prontas para receber os alunos, tudo porque o município continuou investindo e cuidando das 126 unidades de ensino, realizando a manutenção, limpeza, segurança, comprando materiais e equipamentos de segurança.