A prefeita Teresa Surita explicou nesta quinta-feira, 30, que o aumento de mortes que tem aparecido nos principais jornais não é reflexo da reabertura do comércio.
Para se ter uma ideia, a doença pode aparecer com até 14 dias, ou seja, as lojas em Boa Vista estão abertas há 10 dias e não há tempo hábil para se contabilizar novos casos ou mortes por conta da flexibilização.
Durante os dias 20 e 29 de julho entraram nos boletins diários 56 óbitos que não ocorreram nesses referidos dias. Ou seja, foram mortes que aconteceram antes do dia 19 de julho, que estavam em investigação e os procedimentos foram concluídos. Apesar disso, esses óbitos foram computados como mortes recentes, dando a falsa sensação de aumento de casos.
Boa Vista registra queda considerável no número de casos e de óbitos. Inclusive, nesta quinta-feira, 30, o Boletim da Secretaria Municipal de Saúde traz três óbitos, sendo dois deles registrados nos dias 26 de junho e outro no dia 24 de julho. Apenas uma morte aconteceu hoje.