“Todos eles prometem fazer. A diferença é que nós fizemos”, diz Teresa em Live neste domingo

A prefeita Teresa Surita (MDB) fez neste domingo (20) transmissão ao vivo (Live) em suas redes sociais, uma espécie de contagem regressiva para os 102 dias que ainda lhes restam como gestora de Boa Vista.

No vídeo a prefeita interage com seguidores, mostra as inúmeras realizações de sua gestão nesses dois últimos mandatos (oito anos), mostra imagens do antes e o depois de Boa Vista a partir de 2013, e afirma que muita coisa boa ainda será entregue à população até 31 de dezembro quando efetivamente terá que entregar o cargo ao sucesso.

No chat com internautas Teresa faz muitas referências ao atual momento político vivido pela população local com a corrida sucessória onde 10 candidatos se habilitaram a ocupar o posto principal no Palácio 9 de Julho, sede da Prefeitura.

“Eles – candidatos – falam muito sobre cuidar da cidade. É a mesma retórica de sempre, todos vão fazer tudo, vão cuidar das pessoas. Mas para mim cuidar é o que fizemos e continuamos a fazer nesses últimos anos. Cuidado é o que a gente fez desde o primeiro dia em que assumis o mandato no dia 1º de janeiro de 2013. Trabalhar e cuidar das pessoas é o meu slogan desde o início. Eles falam em cuidar, mas cuidar como? Muitos são políticos que já estão em gestão mas não estão cuidando, então que cuidado é esse? A diferença entre um político e outro não é o que fala, e sim o que faz”, disse.

Segundo Teresa os candidatos costumam prometer o que não pode fazer. Levantam historias falsas com o único objetivo de iludir e enganar o eleitor.

“A maioria age assim, inventando mentiras, porque não tem nada para mostrar. Muitos são políticos eleitos, alguns já velhos na “profissão” e até hoje nada fizeram por Boa Vista. Eu sempre repito o ditado: falar é fácil, difícil é fazer. E nós fizemos. E o que fizemos está ai para ser usufruído pela população”, disse a prefeita.

Teresa mostra no vídeo imagens do início da gestão, em 2013, onde via-se uma cidade abandonada, lixo nas ruas, ruas esburacadas, sem asfalto, sem iluminação. “Ai começamos reconstruir Boa Vista e a transformamos na cidade que ela é hoje”, diz Teresa ressalvando que ainda não foi feito tudo, porque é impossível fazer tudo em uma cidade, “mas o essencial está concluído e hoje nós temos uma nova Boa Vista, uma cidade modelo”.

A prefeita fala da gestão participativa, destacando os programas Família que Acolhe e Braços Abertos, trabalho participativo com foco em todos os bairros, especialmente os da zone oeste onde a necessidade é maior. “Tudo foi feito de forma planejada, depois de ouvida a população. Fizemos tudo o que as pessoas queriam no seu bairro, com informações coletadas através de reuniões com as pessoas”.

No antes e o depois a prefeita mostra quadros comparativos da cidade de Boa Vista de como era e de como ficou com a execução de obras de infraestrutura em todos os bairros.

“Todo esse trabalho foi feito com planejamento, cuidado e dedicação de uma equipe que realmente se empenhou em fazer o melhor. É minha obrigação prestar contas para todos vocês. Mas eu não posso deixar de ter orgulho de tudo isso que fizemos, porque esse trabalho não foi feito só tecnicamente. Foi feito com muito amor envolvido porque nós queríamos realmente transformar Boa Vista em uma cidade melhor para se viver”.

AVANÇO NA EDUCAÇÃO

A prefeita fala com satisfação dos avanços obtidos na Educação. Segundo ela, foi onde a administração atual mais avançou. “Hoje nós temos 44 mil alunos. Saímos de 28 mil, uma mudança incrível. Não havia creches, só casas mãe. Hoje temos creches, casas mães ampliadas e mais 44 escolas construídas nesses últimos 8 anos”, disse a prefeita.

Enquanto falava de educação, Teresa chamou no chat o vice-prefeito Arthur Henrique, pré-candidato do MDB a prefeito de Boa Vista. Segundo Teresa além de colaborar para o desenvolvimento da educação básica levando o ensino básico de Boa Vista para uma classificação excelente no IDEB, colocando a capital em 7º lugar entre todas as cidades do Brasil, Arthur a ensinou muito a humanizar a educação no município.

Arthur disse que a educação municipal é destaque nacional. Segundo ele a avaliação do Ideb, mostra os avanços. “A meta do Ideb era 5,8. Nós batemos 5,9 colocando nossa educação entre as melhores do Brasil”, disse Arthur. Apesar das dificuldades enfrentadas nos últimos anos, por conta da migração, Arthur disse que todas as metas propostas foram alcançadas.

“Realmente fizemos muita coisa na educação. E meu dever destacar o trabalho e a dedicação do Arthur. Nós temos orgulho hoje de falarmos de nossa educação e de tudo que teve a participação do Arthur como secretário e vice-prefeito”, disse Teresa.

RELAÇÃO COM O VICE

Teresa fez questão de ressaltar as razões que a levaram a indicar Arthur como seu candidato a prefeito de Boa Vista. “Eu confio no Arthur. Eu conheço o caráter do Arthur, sua dedicação a tudo que faz, a responsabilidade que ele assumiu diante de dificuldades que tivemos. É uma pessoa humildade e sem vaidades, porém é muito responsável em tudo o que faz”, diz Teresa.

Teresa disse que ser vice-prefeito é muito difícil, porque nem todos sabem respeitar o espaço do prefeito. “Eu tive muitos vices, no entanto foi com Arthur que mais me identifiquei. E foi o único que assumiu duas secretarias. Arthur é muito integro e foi por isso que o escolhi para apoiar e desejar que seja o meu sucessor”.

Antes de encerrar a live, Teresa destacou que ainda há – além de muitas obras a serem inauguradas – duas que se destacam: o Parque do Rio Branco e uma outra, a usina de energia solar que está sendo construída na BR-174, que será inaugurada nos próximos dias, com 6,7 megawatts que vai dar uma economia incrível para a Prefeitura com o gasto com energia.

“Eu tenho certeza que a partir de 1º de janeiro do ano que vem nada do que estamos fazendo agora não vai parar. A escolas vão continuar sendo cuidadas, com merendas, com professores qualificados e capacitados. É preciso chamar os concursados, não vai faltar remédios nos postos. Não vai ter a paralisação da continuidade do nosso trabalho”.

Para Teresa não adianta só fazer, tem que manter. “Um bom gestor tem que fazer, planejar o futuro e procurar manter o que se realiza todos os dias”. Teresa garantiu que o Parque do Rio Branco será inaugurado ainda neste ano, provavelmente em Dezembro.

E falando propriamente de eleição, para encerrar a transmissão, Teresa fez uma reflexão:

“Nessa eleição nós temos dois caminhos a escolher. O caminho do progresso, como Boa Vista está hoje, gerenciada com zelo, cuidado e muito planejamento. Boa Vista crescendo e se transformando, com qualidade do serviço que é prestado ao cidadão. Seguir esse caminho ou então partir para o desconhecido. Para aquele que fala, não tem número, não tem argumento, promete e loteia a administração. É pensar no futuro com continuidade ou estagnar e acabar”.

Informações: Blog do Perônico

#ComparaEComenta – Live Teresa Surita

Live #ComparaeComenta – Participação especial do meu vice e pré-candidato a prefeito, Arthur Henrique

Posted by Teresa Surita on Sunday, September 20, 2020