Teresa entrega mais 25 leitos novos no Hospital da Criança

A prefeita de Boa Vista Teresa Surita entregou na manhã desta sexta-feira, 23, mais um bloco do Hospital da Criança Santo Antônio totalmente reformado e modernizado. o bloco F comporta 25 leitos com crianças do pré e pós-operatório.

A unidade de saúde passa por uma grande obra de reforma e ampliação, para oferecer mais conforto e serviço de qualidade. A reforma contemplou nova pintura, troca de telhados, elétrica, climatização e outras melhorias. Os recursos são de emendas parlamentar do ex-senador Romero Jucá e da Prefeitura.

“Desde 2013 quando assumi, não funcionava praticamente nada no hospital, estava sem medicamentos, sem mobiliário, ou seja, nós trabalhamos esses oito anos para reconstruir essa unidade e hoje estamos entregando mais um bloco com 25 leitos e vamos partir agora para a reforma do Centro cirúrgico. Hoje temos um hospital de referencia e que atende a necessidade da nossa população, não só de Boa Vista, mas de todo o estado”.

O secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão destaca que a unidade de referencia no atendimento à criança está totalmente moderna. “Uma nova estrutura o hospital se tornou hoje, com esse projeto de revitalização e ampliação. Hoje temos condições de oferecer não somente às crianças, mas também aos nossos profissionais um ambiente de qualidade, moderno e com equipamentos e aparelhos de ponta”.

O Hospital da Criança Santo Antônio atende crianças até 13 anos de idade em situações de urgência e emergências e consultas especializadas ambulatoriais, além de realização de diversos exames. Hoje, a unidade hospitalar conta com 138 leitos no total, incluindo 10 de UTI. Já são sete blocos totalmente reformados e modernizados: A, B, C, D, E, F e H. O bloco G onde funciona a ala de pacientes indígenas está em reformas.

Em breve entrará em reforma também o Centro Cirúrgico e a Central de Esterilização de Materiais (CME). A diretora geral, Mareny Damasceno destaca que esse é um dos blocos que nunca tinha sido reformado.

“Agora temos um local adequado para as crianças que estão aguardando para fazer cirurgia e as que saem da cirurgia. Esse é um reforço para nossa saúde, pois melhora as condições de trabalho para os nossos servidores e atende nossas crianças com maior conforto’.

Melhorias – Desde 2018, o hospital conta com uma Unidade de Cuidados Prolongados (UCP), para crianças que praticamente moram no hospital e são dependentes de ventilador mecânico, que não tem como ficar em casa. Essa era uma das necessidades da unidade hospitalar.

Outro avanço foi o início da realização de cirurgias para crianças com lábio leporino e fenda palatina. O hospital já fez nesse ano o primeiro mutirão e deve retomar a ação ainda esse ano.