Arthur garante continuidade da gestão e reforça compromisso com as propostas de campanha

Em entrevista concedida na manhã desta quarta-feira (2) à rádio Tropical FM, o prefeito eleito Arthur Henrique falou à população, onde reforçou seu compromisso de dar continuidade à gestão transformadora da capital. Ele respondeu a questionamento de ouvintes e garantiu o cumprimento de todas as propostas apresentadas durante a campanha eleitoral deste ano.

Um dos principais temas abordados na entrevista foi a educação. Arthur destacou os avanços da atual gestão no setor, que aumentou o número de escolas e proinfâncias, tanto na zona urbana quanto rural e comunidades indígenas. Além disso, falou sobre as demandas por vagas nas creches, cuja resolução depende do Plano Nacional de Educação, que visa transformá-las em ensino obrigatório.

“Há um planejamento para que os municípios de todo o país atendam 50% da demanda, até 2024. Boa Vista está adequada a esse plano, mas nós já avançamos muito nisso. Em 2012, tínhamos cerca de 500 crianças em creches. E hoje, esse número é de aproximadamente 3 mil. Nós queremos aumentar pelo menos mais três mil vagas em creches nos próximos quatro anos”.

O novo prefeito reforçou que vai implantar na educação de Boa Vista um sistema via aplicativo de celular para que os pais dos alunos façam as matrículas das escolas e possam acompanhar o dia a dia do ensino de suas crianças, como frequência, pontuação em atividades, entre outras ações.

“Nós informatizamos a prefeitura inteira. Agora é hora de levar essa tecnologia para as mãos das pessoas. E no ano que vem vamos implementar essa novidade na nossa educação. O call center vai continuar, mas vamos incluir essa nova ferramenta que vai beneficiar bastante os pais e responsáveis de alunos”.

Arthur também falou sobre a possibilidade do retorno das aulas na rede municipal. Atualmente, ainda não há previsão para que isso ocorra, mas a prefeitura já iniciou um plano de ações prévio, como adequações nas escolas para que tenham mais pias para as crianças lavarem as mãos, confecção de máscaras e compras de totens para higienização.

Respondendo a um ouvinte, que questionou o porquê de apenas as escolas particulares serem autorizadas a retornarem, o prefeito eleito explicou que a rede municipal engloba cerca de 45 mil crianças, algo bastante superior ao número de alunos da rede particular e por isso ainda não é o momento para a retomada da atividade escolar de Boa Vista.

Além disso, Arthur destacou que o processo de retomada das aulas, após autorizado, será gradativo, à medida em que as ações de saúde a nível nacional sejam implementadas, como a aplicação de vacinas. “Tudo isso está sendo estudado e será apresentado, para garantir um retorno seguro aos nossos estudantes”.

90% das obras aconteceram na zona Oeste

Arthur enfatizou sua meta de melhorar a infraestrutura da cidade, asfaltando as 280 ruas de Boa Vista que necessitam de melhor infraestrutura. Ele destacou que, ao contrário do senso comum, as principais obras da prefeitura são executadas em bairros mais asfaltados do centro e que isso deve continuar a partir do próximo ano.

O prefeito explicou que as obras executadas no centro não requerem tantos recursos e investimentos como em outras áreas da cidade, que precisam não apenas de asfalto, mas também de drenagem, calçadas e meio fio.

“Para 2021, já estamos com todo o recurso garantido. Já estamos licitando uma grande parte das obras e já vamos começar o dia 1º de janeiro com muito trabalho. Teremos apoio do MDB Nacional e Governo Federal e aí vamos seguir até 2024 fazendo asfalto. E a drenagem é mais cara que o asfalto. Mas a gente trabalhou na cidade toda e vamos continuar. Faltam quatro bairros para fazermos um grande trabalho e é neles que vamos focar já de início, que são o Airton Rocha, João de Bairro, Senador Hélio Campos e Operário”.