Os deputados federais Arthur Lira (PP) e Baleia Rossi (MDB), candidatos à sucessão de Rodrigo Maia (DEM) na presidência da Câmara Federal andam o Brasil garimpando votos de colegas nos estados.
Nesta quarta-feira (6) quem desembarca no aeroporto de Boa Vista é o alagoano Arthur Lira que vem “garimpar” os oito votos da bancada roraimense na Câmara.
Arthur vem acompanhado do colega Hiran Gonçalves – que o companha nas viagens pelo Brasil – e aqui se encontrará com os deputados Haroldo Cathedral (PSD) e Édio Lopes (PL), cujos partidos figuram no bloco de apoio, com a anuência do presidente Jair Bolsonaro.
Em Boa Vista, Arthur Lira vai conversar com a bancada federal e autoridades, ouvir as prioridades e os projetos de leis que são considerados mais importantes para desenvolvimento do estado. O encontro na capital de Roraima ocorre, às 10h, no hotel Aipana.
Ainda na agenda do Deputado Arthur Lira (PP/AL) estão marcadas reuniões com o Governador do Estado, Antônio Denarium (Sem Partido), com o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Jalser Renier (SD), e com o Prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB).
Fazem parte da comitiva os parlamentares: Hiran Gonçalves (PP/RR), Margarete Coelho (PP/PI), Cláudio Cajado (PP/BA), André Fufuca (PP/MA), Marcelo Ramos (PL/AM), Hugo Leal (PSD/RJ), Elmar Nascimento (DEM/BA) e Luiz Antonio Teixeira Júnior (PP/RJ). A eleição na Câmara dos Deputados ocorre no dia 1º de fevereiro de 2021, data em que os parlamentares federais retornam do recesso de fim de ano.
Para o Deputado e líder da Bancada Federal de Roraima, Dr Hiran Gonçalves, o encontro com parlamentares de todas as regiões do Brasil mostra disposição para ouvir as necessidades de cada Estado.
O nosso partido, mais uma vez, demonstra muito preparo. Essa série de viagens pelo país vai conhecer e saber as ações de todos os parlamentares independente de suas bancadas políticas, não priorizando grupos e sim as pessoas”, destaca Hiran Gonçalves.
O deputado Baleia Rossi ainda não definiu uma data para visitar Boa Vista, mas já mandou avisar que virá, afinal a bancada roraimense é pequena, mas são oito votos na disputa.
Dois grandes blocos de todos os partidos que integram as bancadas na Câmara disputam e os demais cargos que a Mesa da Casa oferece.
O bloco dirigido pelo deputado Arthur Lira (PP-AL), com apoio do Palácio do Planalto, reúne os partidos, PL, PP, PSD, Republicanos, Solidariedade, PROS, Patriota, PSC e Avante. Além do PTB que sinalizou unir-se ao grupo.
Já o outro bloco, tem articulação com o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), onde o candidato a esta eleição é o Baleia Rossi (MDB-SP) o qual recebeu apoio de 11 legendas sendo elas: PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede.
Conforme o regimento interno da Câmara, a eleição precisa ser realizada até o dia 2 de fevereiro, quando os trabalhos têm de ser retomados. O mais provável é que seja no dia 2. Porém, a decisão final é do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Informações: Blog do Perônico – Foto: Agência Câmara