A Prefeitura de Boa Vista informa que o prefeito Arthur Henrique testou positivo para o Covid-19. Ele está em casa com sintomas leves e seguindo todas as recomendações médicas, reagindo bem ao tratamento e cumprirá a quarentena para que volte às atividades presenciais o mais breve possível.
Em entrevista por telefone, o prefeito recomendou que a população reforce os cuidados e mantenha o distanciamento social. “Quase 900 pessoas já perderam a vida em Roraima e essa nova variante identificada no Amazonas já deve estar circulando em Boa Vista. É preciso que todos se protejam”, disse.
Arthur também esclareceu sobre as últimas medidas adotadas em Boa Vista. “Foram decisões difíceis, porém necessárias. Estamos seguindo recomendações internacionais e que diversos países também adotaram. Não há outro caminho para salvar vidas neste momento. As medidas foram definidas em conjunto com as autoridades sanitárias e se baseiam não somente na capacidade de gerar aglomerações, mas também no número de pessoas que a soma de todos estes estabelecimentos faz circular por toda a cidade”, disse.
Na última semana, a prefeitura suspendeu o retorno das aulas presenciais nas escolas particulares e as missas, cultos e celebrações em igrejas por 15 dias. Também restringiu a atividade de bares, restaurantes, lanchonetes e similares até às 15h, de segunda a sexta-feira. Após este horário, todos esses estabelecimentos devem funcionar apenas no sistema delivery ou drive trhu.
A prefeitura também abriu novo processo seletivo para contratação de 148 profissionais de saúde, entre médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e farmacêuticos, para aumentar os atendimentos específicos para covid nas unidades básicas de saúde, com serviços primários, conforme pactuação entre Município e Estado.
Com os novos profissionais, o município, que perdeu recentemente 10 médicos do programa Mais Médicos, que tiveram os contratos encerrados pelo Ministério da Saúde em plena pandemia, vai poder reforçar os atendimentos nas 8 UBS’s covid e ainda ampliar os serviços, aumentando, inclusive, os horários e dias de atendimentos para a população.
“Desde o dia 1º de janeiro estamos acompanhando de perto toda a situação em Boa Vista. Só em janeiro, fizemos mais de 23 mil atendimentos nas oito UBS’s de covid. Isso mostra que estamos atendendo praticamente todos que procuram as unidades, que estão abastecidas com medicamentos e testes. Temos enfrentado problemas com a falta de profissionais, mas, com planejamento e compromisso, vamos conseguir concluir o seletivo e ampliar os atendimentos”, finalizou Arthur.