Roraima chegou a 75.820 infectados pelo coronavírus, conforme boletim divulgado pela Secretaria de Saúde na noite deste domingo (7). O documento aponta, ainda, que todos os leitos de UTI e semi-intensivos para adultos estão ocupados.
O Hospital Geral de Roraima (HGR), unidade referência no tratamento da Covid-19, tem 62 leitos de UTI e outros 20 semi-intensivos. Estes tipos de leitos são usados para tratar casos graves da doença e, desde a última sexta-feira (5), o estado estava em alerta com apenas uma unidade de UTI disponível.
Ainda na sexta, Roraima registrou mais dez mortes em razão da Covid-19 e chegou a 896 óbitos – quase o triplo da estimativa feita pelo governador Antonio Denarium (sem partido), de que morreriam 300 pessoas durante a pandemia no estado.
Desde a última sexta, o estado não informa novas mortes por Covid-19; há 42 óbitos em investigação para determinar se estão relacionados à doença. No domingo (7), foram confirmados 108 novos casos de infecção pelo novo coronavírus em Roraima.
Internados e altas
Conforme o governo, há 212 pacientes internados no HGR e outros 14 no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré, a única maternidade do estado.
A Sesau afirma que na maternidade a taxa de ocupação de UTI está em 30%. Dos dez leitos, sete estão disponíveis. A unidade tem leitos apenas para crianças.
Ainda segundo o governo, nove pacientes receberam alta hospitalar do HGR e outros dois da maternidade. Agora, eles seguem recuperação em casa.
O estado afirma que há 70.893 recuperados da Covid-19. O governo contabiliza pacientes como recuperados automaticamente após 21 dias da notificação de suspeita da doença.
Informações – G1 Roraima