Prefeito Arthur publica decreto que amplia horário de funcionamento dos supermercados

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, publicou na tarde desta quarta-feira, 10, o novo decreto com as regras de funcionamento do comércio na capital. Entre as medidas está a ampliação do horário de funcionamento dos supermercados, que a partir de amanhã podem abrir das 7h às 21h, mantendo lotação máxima até 50% do número da capacidade total.

Os serviços de delivery e drive-thru podem funcionar após esse período para produtos de higiene, medicamentos, alimentos e gás de cozinha. Outros serviços essenciais poderão abrir sem restrição de horário, como é o caso dos postos de combustíveis, exclusivamente para abastecimento de veículos.

As novas regras valem a partir desta quinta-feira, 11, até o dia 25 de março. Confira o decreto aqui.

“Nesses últimos 10 dias, com as medidas restritivas maiores, nós percebemos certa melhoria nos números. Então, o número de transmissão da doença reduziu durante esse período. Desde o final de janeiro os números melhoraram, mas é importante que a população saiba que ainda estamos numa situação difícil, não é uma situação confortável”, destacou o prefeito.

Missas, cultos e celebrações religiosas estão liberados, mas com restrição de horário, podendo ocorrer entre 7h e 21h, com ocupação de apenas 30% da capacidade total. As aulas presenciais na rede municipal continuam suspensas. Nas escolas particulares as aulas devem ocorrer atendendo as recomendações previstas no Decreto Municipal nº 132/E de 17 de novembro de 2020.

Bares e restaurantes poderão comercializar bebidas alcoólicas no local até 21h. Shoppings poderão funcionar das 10h às 21h. Os estabelecimentos comerciais deverão fixar capacidade de público para dar transparência às pessoas. Todas as medidas de segurança previstas nas instruções normativas da Vigilância Sanitária permanecem valendo.

Poderão funcionar sem restrição de horário:

Comércio de produtos farmacêuticos e médico hospitalares, postos de combustível exclusivamente para abastecimento de veículos, serviços de fornecimento e manutenção de energia, saneamento, telefonia, internet e coleta de lixo, hospitais, clínicas e consultórios médicos, fisioterapia, odontológicos, laboratórios e farmacêuticas.

E ainda, clínicas veterinárias para atendimento de urgência e emergência, lojas de medicamentos veterinários, funerárias e serviços relacionados, serviços de hotelaria, sendo proibido o uso das áreas comuns, oficinas mecânicas, manutenção de equipamentos médicos e hospitalares, entre outros.

Continuam suspensas até 25 de março:

Todas as atividades e uso dos espaços coletivos, como: praças e quadras públicas, parques infantis públicos, Selvinhas, praias e balneários públicos, Vila Olímpica Roberto Marinho, campos de futebol públicos para o esporte amador.


Ficam proibidas festas de aniversários, casamentos, formaturas e congêneres em espaços públicos ou privados, em ambientes abertos ou fechados.

Os atendimentos presenciais na Prefeitura de Boa Vista também continuam suspensos.

“É importante que as pessoas entendam o contexto. É uma análise diária que fazemos dos números. Esses números mudam muito rápido, então a prefeitura precisa ter muita agilidade na tomada de decisão. Às vezes, precisamos tomar decisões em um curto espaço de tempo, às vezes temos um tempo maior, mas quero deixar claro que nossa equipe de saúde está analisando esses números, acompanhando a situação para garantir a saúde e a vida das pessoas de Boa Vista”, concluiu Arthur.