Medidas restritivas reduziram 31,71% taxa de ocupação de leitos de UTI e prefeitura flexibiliza comércio

"As taxas de ocupação de leitos reduziram, porém, ainda é muito preocupante, pois ainda temos óbitos acontecendo, mesmo tendo reduzido”, frisou Arthur

Após 24 dias de restrições mais rígidas ao comércio, campanhas de conscientização e aumento nas fiscalizações, ações coordenadas pela Prefeitura de Boa Vista, as taxas de ocupação da UTI no Hospital Geral de Roraima baixaram de 82% em 28 de fevereiro para 56% nesta quinta-feira, 25, uma redução de 31,71% em pouco mais de um mês. Também houve redução na taxa de ocupação nos leitos semi-intensivo, que caíram de 100% para 80% no mesmo período.

Por conta das reduções, a prefeitura vai flexibilizar os horários de funcionamento do comércio. O que abria às 7h passa a abrir a partir das 6h. E o horário de fechamento que era às 21h passa para 22h. Os Shoppings também poderão funcionar das 10h às 22h. Permanecem em vigência as regras de ocupação dos empreendimentos, de acordo com o tamanho do prédio e capacidade de até 30%.

Para o prefeito Arthur, apesar da redução e da nova flexibilização de funcionamento do horário do comércio, a situação em Boa Vista ainda é preocupante e por isso é preciso que a população continue a cumprir com as medidas sanitárias.

“No início de março tivemos novo pico dos casos, estivemos monitorando os números, entramos com as medidas mais restritivas e até agora as coisas melhoraram muito. As taxas de ocupação de leitos reduziram, porém, ainda é muito preocupante, pois ainda temos óbitos acontecendo, mesmo tendo reduzido”, frisou Arthur.

O prefeito destacou ainda a campanha de vacinação contra a covid-19 em Boa Vista, cuja etapa atual é direcionada a idosos de 68 e 69 anos. Apesar disso, o momento ainda exige cautela e o cuidado de todos para que haja ainda mais redução nos casos na capital.

“Ainda precisamos ter aqueles cuidados básicos como lavar as mãos constantemente, usar álcool em gel e máscara, manter o distanciamento. Os números estão melhores, poderemos flexibilizar ainda mais a situação em Boa Vista”, reforçou Arthur.

Confira as novas medidas:

– Prorrogação do decreto 030/E com alterações até o dia 10 de abril;

– Flexibilização nos horários de funcionamentos para comércios e serviços;

Veja como ficará:

*Das 6h às 22h, poderão funcionar hipermercados, atacarejos, supermercados, postos de combustíveis, lojas de conveniência, mercearias, padarias, lanchonetes, restaurantes, bares e similares, celebrações religiosas, cultos, missas, academias e estabelecimentos de atividades esportivas;

*Para outros seguimentos não essenciais, o funcionamento será das 8h às 22h;

*O funcionamento dos shopping centers será de 10h às 22h;

*Todas as demais medidas do atual decreto permanecem inalteradas

Fiscalização – A prefeitura está atuando ainda de forma efetiva na fiscalização da cidade em uma operação conjunta da Vigilância Sanitária com outras secretarias. As equipes estão diariamente nas ruas vistoriando o cumprimento dos decretos, com apoio da Guarda Civil Municipal e secretarias de Meio Ambiente e Finanças. Desde o início de janeiro, em torno de 400 estabelecimentos comerciais já foram notificados por estarem desrespeitando as normas do decreto.

O número de estabelecimentos visitados aumentou, porém, o número de autuações reduziu, o que significa que os empresários estão se conscientizando do momento delicado que estamos vivendo. Com as medidas surtindo efeito e a população consciente, logo, mais flexibilizações serão possíveis.