Hospital de Rorainópolis está sem médico cirurgião, denuncia morador

Há também somente duas ambulâncias do estado em Rorainópolis e só uma pode vir para a capital

Benedito Carlos Mendes, de 59 anos, sofre de erispela e precisou ser atendido no Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto, em Rorainópolis, na manhã dessa quarta-feira (28). Conforme diagnóstico médico, ele precisa passar por uma cirurgia que poderia ser feita na unidade, mas não é possível devido à falta de cirurgiões médicos.

Por causa disso, Benedito precisa ser transferido para Boa Vista, no entanto, existe outro problema. Há somente duas ambulâncias do estado em Rorainópolis e só uma pode vir para a capital, enquanto a outra estiver à disposição da unidade para atender outras emergências.

De acordo com o filho dele, Carlos Kennard, o pai sente fortes dores por causa da má circulação sanguínea e o estado de saúde pode piorar a qualquer momento.

“Ele estava medicado em casa, mas a doença se agravou e ele está sentindo muita dor e febre. Já era para estarmos a caminho de Boa Vista, mas só tem duas ambulâncias e uma só sai quando a outra está aqui. Isso é um descaso total com os pacientes”, lamentou.

Kennard entrou em contato com o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) para protocolar uma denúncia. Só que, no mês passado, o desembargador Mozarildo Cavalcanti determinou que o Governo de Roraima tem 30 dias para reabastecer a unidade com os seguintes profissionais: um cirurgião-geral titular, um cirurgião-geral auxiliar, um ginecologista obstetra titular, um ginecologista obstetra auxiliar, um ortopedista, um pediatra, um anestesista e cinco clínicos gerais.

O prazo encerra na quinta-feira (29). Isso significa que o MPRR ainda precisa aguardar até sexta-feira (30) para tomar medidas judiciais cabíveis.

Na falta de opções no momento, Kennard contou que decidiu por divulgar a situação do hospital de Rorainópolis em redes sociais, como forma de ao menos poder retratar a situação de quem mora no município e depende do serviço público de saúde.

“O município desse tamanho, com mais 30 mil habitantes, está dessa forma. Sem cirurgião. As pessoas precisam esperar ou irem por conta própria para Boa Vista tratar de situações que poderiam ser resolvidas por aqui”, criticou.

CITADA

A Secretaria de Saúde informou que está realizando um chamamento público para contratar novos médicos de diversas especialidades, entre elas cirurgiões gerais. Reforçou que diante do fim do contrato com a Coopebras, a gestão realizou de forma imediata seletivos para a contratar médicos em diversas especialidades, para atuar nas unidades, incluindo o Hospital Regional Sul Governador Ottomar De Souza Pinto.

“Ocorre que não houve inscritos na especialidade de cirurgia geral e para garantir que os pacientes continuassem sendo atendidos, a Sesau adotou como alternativa realizar o remanejamento de profissionais que atuam na capital, no entanto é preciso levar em consideração a disponibilidade desses profissionais”, justificou.

A Secretaria ressaltou que em virtude da falta de disponibilidade de profissionais, esta semana, os pacientes foram encaminhados para Boa Vista, onde tem recebido a assistência necessária.

“Sobre o transporte de pacientes, a Sesau esclarece que há duas ambulâncias que atendem Rorainópolis e o quadro de motoristas está completo. Ocorre que uma delas precisou passar por serviço de manutenção, porém foi realizada a substituição do veículo, no mesmo dia, para garantir que o serviço de transporte de pacientes continuasse sendo realizado sem alteração. Desta forma, duas ambulâncias continuam atendendo ao município”, finalizou.

Informações: Roraima em Tempo