Dia da Enfermagem – Uma profissão de amor, luta e dedicação à vida

Na linha de frente contra a covid-19, profissionais são comprometidos com a saúde e bem-estar da população

Essenciais na linha de frente na luta contra o coronavírus, os profissionais da enfermagem são os grandes homenageados neste dia 12 de maio. Desde o ano passado tiveram suas rotinas transformadas, em meio ao desafio mundial da pandemia, mas sem nunca abrir mão da missão diária de cuidar de vidas com amor e dedicação.

Atualmente, Boa Vista conta com cerca de 213 enfermeiros na rede municipal de saúde. Uma profissão em que o ato de servir estabelece sempre uma forte conexão, sendo uma porta-voz que ampara, consola e ameniza.

Há 7 anos atuando na UBS Olenka Macellaro, a enfermeira Enmily Feitosa conhece bem sua responsabilidade de cuidar, orientar e minimizar o sofrimento dos pacientes nesses períodos tão difíceis. E o amor pela profissão veio desde a infância, passado de mãe pra filha.

“A enfermagem é uma profissão de amor, de luta e doação. É um orgulho poder ser enfermeira no ambiente que possibilita fazer o que gostamos, que é a atenção básica”, afirma Enmily.

UBS – As unidades básicas de saúde são a porta de entrada para os primeiros cuidados e por isso a importância desse trabalho junto à população, que envolve fazer parte da vida das pessoas, estabelecer vínculo com as famílias, trazendo uma enorme troca de saberes.

A acolhida familiar e os amigos são a base para fortalecer o trabalho e prestar sempre o melhor atendimento para a população.

“Nesse momento vemos que os enfermeiros estão cumprindo um papel que vai além da profissão, com total amor ao ser humano. Por isso meu carinho e reconhecimento a todos os profissionais da enfermagem”, disse a paciente Iara Aparecida em atendimento na UBS.

A enfermeira Enmily deixa o seu alerta para que as pessoas continuem com os cuidados básicos, evitem aglomerações e cooperem para juntos vencermos esse período.