COMPROMISSO: Prefeito Arthur Henrique entrega nova etapa de iluminação de LED no João de Barro

"Estamos ampliando em 1,5 km a iluminação pública da região, todas com lâmpadas de LED", disse o prefeito Arthur

O prefeito Arthur Henrique entregou nessa quinta-feira, 13, a segunda etapa da obra de expansão da rede de iluminação pública na área interesse social João de Barro. Ao todo, foram implantados na região mais 240 pontos de iluminação LED, ampliando a energia elétrica para mais 18 ruas.

As vias contempladas nesta etapa são a avenida João de Barro e as ruas JB – 01, JB – 02, JB – 03, JB – 04, JB – 05, JB – 06, JB – 07, JB – 08, JB – 09, JB – 10, JB – 11, JB – 12, JB – 13, JB – 14, JB – 15, JB – 16 e JB – 38. Os serviços se iniciaram ano passado, ainda na gestão da ex-prefeita, Teresa Surita, sendo continuadas e concluídas na atual gestão.

“É um compromisso nosso investir aqui. Estamos ampliando em 1,5 km a iluminação pública da região, todas com lâmpadas de LED. Tem mais novidades. Já temos emendas com recursos garantidos para iniciarmos o asfaltamento da área ainda este ano e já estamos projetando uma escola e uma praça aqui para o loteamento”, disse Arthur Henrique.

Os recursos foram viabilizados por meio de um convênio do Ministério da Defesa e a contrapartida da prefeitura. Na primeira etapa, que ocorreu em 2019, foram implantados 118 pontos de iluminação do loteamento, com recursos oriundos de emenda parlamentar do ex-senador Romero Jucá.

“Aqui antes era um deserto”

O João de Barro existe há 13 anos. Foi declarado área de interesse social em 2011. Hoje, possui uma média de 4.500 terrenos e em torno de 1.000 famílias possuem residência fixa no local.

Há oito anos morando no local, o agricultor Márcio Almeida, 38 anos, conta as dificuldades que passava sem energia elétrica, uma das primeiras infraestruturas básicas.

“Aqui já foi um deserto. Até uns anos, era considerado uma fazenda. Hoje o progresso está entrando, a energia está chegando e isso facilita muito a nossa vida. Desde já, sou muito grato pelas benfeitorias estarem acontecendo”, disse.

Desde 2016, a prefeitura vem buscando meios de solucionar as principais necessidades da região, de competência do município. O caminhão de coleta de lixo, por exemplo, passa três vezes na semana na área, além de uma linha de ônibus, que passa na entrada do local. Hoje são quase 360 pontos de iluminação em toda o João de Barro.