Desde março de 2020, a Prefeitura de Boa Vista vem trabalhando na orientação do descarte regular de resíduos da construção civil (RCC). A partir dessa data não é mais permitido que esse tipo de resíduo seja destinado ao Aterro Sanitário, e sim, para áreas particulares homologadas pelo município.
Atualmente a prefeitura possui três áreas de destinação licenciadas: SM Natureza (Contato: 95 99114-1533 rua Norte, 3508 bairro Equatorial), RC Entulho (Contato: 95 3224-4949 139 – Distrito Industrial), LB Construção (Contato: 95 98111-6297 – Alameda dos Bambus, 787, Pricumã).
Ao chegar nas áreas licenciadas, deixados pelas empresas ou munícipes, os resíduos passam por um processo de reciclagem. Primeiro é feito a triagem, onde são separadas as pedras, pedregulhos, cerâmicas, brita, gesso, madeira, vidro, cano PVC.
Em seguida os materiais são transformados e podem retornar à população, podendo ser feita a reutilização por um custo inferior ao que é oferecido no mercado. Até 70% mais barato. O material feito com a reciclagem do concreto por exemplo, pode ser usado no nivelamento de rua, asfalto e piso em geral.
A prefeitura também vem investindo em capacitação para todos os envolvidos do setor, para que entendam o processo e quais são os objetivos da mudança do descarte desses resíduos, além das oportunidades para gerar uma economia circular no município.
“Fazer essa destinação correta dos resíduos de construção civil garante que o material seja recebido, triado e devolvido de forma correta. Fazendo com que o ciclo aconteça de uma maneira completa, tanto da entrada nas áreas licenciadas por parte do consumidor, até o beneficiamento e a devolução através desse material já reciclado. Quanto mais material é destinado de forma correta, maior é a certeza que ele não está sendo despejado de forma incorreta no meio ambiente, em terrenos baldios, áreas clandestinas, e nas ruas, entre outros”, destacou o secretário municipal adjunto de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Alexandre Pereira.
Geradores de Resíduos – A prefeitura disponibiliza no site oficial uma plataforma (Gestão de Resíduos) que possibilita ao cidadão o acesso ao Plano Municipal, a legislação, a lista de transportadores, e as demais orientações aos geradores. Além disso, há outra plataforma (BVResíduos), disponibilizada para empresas o registro de transporte do resíduo.
O que são Resíduos de Construção Civil – São os resíduos provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica, etc., comumente chamados de entulhos.
Descarte irregular – Em algumas situações tanto empresas como munícipes estão fazendo o descarte desse material de forma irregular, despejando em áreas de preservação, no meio da rua, em terrenos baldios, causando dano ao meio ambiente e a população. O descumprimento da Lei Federal 12.305, que estabelece as práticas (políticas) nacionais de resíduos sólidos, pode acarretar em multa ou embargo para os envolvidos.