Prefeito apresenta investimentos em Boa Vista na área de mobilidade urbana e primeira infância em webinar

Em sua apresentação, Arthur destacou a importância das intervenções urbanas como forma de proporcionar um ambiente mais agradável e adequado às crianças

O prefeito de Boa Vista Arthur Henrique participou nesta quinta-feira, 10, de um webinar da plataforma MobiliCAMPUS, promovido pela ITDP Brasil, onde na ocasião ele apresentou as potencialidades da capital no trato à primeira infância e os investimentos empregados por meio do Plano de Mobilidade Urbana.

Em sua apresentação, Arthur destacou a importância das intervenções urbanas como forma de proporcionar um ambiente mais agradável e adequado à população, especialmente às crianças. Destacou o projeto Caminhos da Primeira Infância, iniciado na gestão da ex-prefeita Teresa Surita, que envolve a construção de calçadas interativas com pinturas no chão e em murais estimulam a criatividade infantil.

Além disso, o prefeito falou sobre a implementação de mais de 600 abrigos simples e 70 climatizados, todos com painéis lúdicos e mensagens relacionadas à 1ª Infância que estimulam as brincadeiras entre pais e filhos em um espaço com ar-condicionado e energia solar. Para Arthur, isto representa a mobilidade urbana aliada à interação familiar.

“Quando a gente investe nos equipamentos públicos da cidade pensando nas crianças, nós criamos mecanismos em todas as regiões que estimulam o fortalecimento de vínculos entre pais e filhos, incentivam a tomada de decisões e garantem os estímulos da primeira infância. Hoje as mensagens estimulantes nos equipamentos públicos garantem o desenvolvimento das crianças”, disse o prefeito.

Outros tópicos apresentados por Arthur foram:

Plano Urbanístico – Em alguns meses, Boa Vista terá mecanismo para garantir a parada de mães com crianças e grávidas desçam em qualquer localizado do transporte coletivo sem a necessidade de aguardar a chegada a um ponto de ônibus.

Ciclovias e ciclofaixas – O prefeito destacou que Boa Vista saiu de zero para 42 km de ciclovias que passam pelos principais pontos turísticos e áreas de lazer da cidade, onde estão os equipamentos pensados na 1ª Infância, como praças, calçadas interativas, dentre outros.

Selvinha Amazônica – Boa Vista é única capital do Brasil que tem Selvinhas Amazônicas espalhadas em diversas regiões da cidade, com animais gigantes e miniaturas que estimulam a aprendizagem das crianças. Elas fazem parte da política da 1ª Infância e incentivam a mobilidade e o turismo entre os bairros.

A MobiliCAMPUS – No ar desde 2019,a plataforma tem como objetivo promover o aperfeiçoamento de gestores e técnicos públicos, de diferentes níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal), na concepção, planejamento e implementação de políticas públicas e projetos voltados à mobilidade urbana sustentável.

Em 2021, a MobiliCampus tem como meta atingir 1.200 estudantes, sendo pelo menos 40% oriundos do poder público (480). Deste total de estudantes, 1.000 serão selecionados regularmente e 200 serão indicados por parceiros institucionais da plataforma. Importante ressaltar que os estudantes regulares serão selecionados por meio de critérios voltados à promoção da diversidade em termos de gênero, raça/cor e região.