Sem apoio do Governo de Roraima, mais de 80 famílias estão desabrigadas no Baixo Rio Branco

Esta é a segunda denúncia em menos de um mês; comunidade tem mais de 600 moradores (Arquivo pessoal/ Júlio Araújo de Castro)

Moradores da comunidade Caicubí, no Baixo Rio Branco, município de Caracaraí, denunciaram nesta quarta-feira (23) que, devido à cheia do rio, há mais de 80 famílias desabrigadas na região sem assistência do Poder Público.

Esta é a segunda denúncia em menos de um mês feita pelos moradores. A população do Baixo Rio Branco é de 3.965 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Caicubí vivem mais de 600 moradores. O acesso às localidades ocorre apenas por barco ou avião.

De acordo com morador de Caicubí Júlio Araújo de Castro, além da falta de auxílio do Poder Público, a população enfrenta doenças causadas pela inundação de fossas das casas.

“Tudo está tomado pelo rio e as fossas estão jorrando. Isso está causando vômito, febre e diarreia em todos por causa da água parada. Já são mais de 80 famílias desabrigadas em Caicubí. Então, pedimos às autoridades, secretário de Saúde do município, prefeita e governador que tomem providências e auxiliem a comunidade”, disse.

Por causa da localização das comunidades, na divisa com o Amazonas, a situação pode se agravar no inverno. Em Roraima, o nível do Rio Branco em Caracaraí atinge 8,80 metros, segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA). Já o Rio Negro está em 30,01 metros. Esta já é a segunda maior enchente desde 1902.

“É uma cheia histórica e estamos com muitas dificuldades. Precisamos de caixas d’água para armazenar água tratada nas casas e suprir as necessidades das famílias”, acrescentou Júlio.

Ele ressaltou ainda que a população teme o ataque de animais peçonhentos que procuram abrigo nas residências. “Além da falta de assistência, corremos outro risco que é de sermos picados por cobras, pois esses animais procuram abrigo e, durante a noite, por exemplo, não conseguimos vê-los”, finalizou.

CITADOS

O Governo do Estado esclareceu que está alinhando com os demais órgãos e secretarias o deslocamento até as comunidades ribeirinhas que integram o Baixo Rio Branco para as ações de atendimento englobando todas as localidades.

Informou também que foram realizados anteriormente atendimentos de saúde e de assistência social com a distribuição de kits de alimentos do Cesta da Família em três visitas ao Baixo Rio Branco, sendo duas em 2020 e uma realizada no início de 2021 às famílias ribeirinhas.

Sobre o fornecimento de caixa d’água para população, o Estado não tem essa atribuição.

E para garantir a água apropriada ao consumo humano, o Governo faz a distribuição de hipoclorito para tratamento de água. O Governo do Estado recebe os insumos do Ministério da Saúde e disponibiliza aos municípios para fazer distribuição a população. Além disso, a Secretaria de Saúde por meio do Departamento de Saúde Itinerante quando realiza ações de saúde faz a distribuição de hipoclorito também.

Sobre animais peçonhentos, é importante frisar que o local é o habitat natural desses animais e que os moradores devem adotar medidas de prevenção.

Ressalta que nas ações que estão sendo planejada pelo Governo, equipe dos Bombeiros vão trabalhar a questão das orientações, de como proceder, caso tenham contato com algum animal.

A reportagem também entrou em contato com a Prefeitura de Caracaraí e aguarda retorno.

Informações: Roraima em Tempo