Ministério Público dá 48 horas para Governo responder sobre falta de médicos em maternidade improvisada

Os promotores requisitaram informações sobre o quadro de especialistas médicos que atuam na maternidade, além da respectiva escala mensal (Foto: Divulgação/MPRR)

O Ministério Público do Estado de Roraima (MP), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, visitou nesta quarta-feira (21) as instalações provisórias da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth no Hospital de Campanha, localizada na Av. Brasil. Foi constatada a falta de profissionais médicos para atender os pacientes, o que motivou um envio de ofício ao Governo do Estado para que, em até 48h, seja explicada a defasagem de especialistas.

O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento da principal maternidade de Roraima. Na ocasião, o Promotor de Justiça, Igor Naves, atendeu à representação de um pai que estava com a filha recém-nascida internada na UTI do hospital.

De acordo com o pai, a criança continuava internada, desde o último dia 13 de julho, porque não havia um especialista médico para realizar exame específico que a bebê necessita. Segundo o promotor, foi necessária a intermediação junto à direção para que o exame seja feito urgentemente.

A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde também emitiu ofício à direção do hospital onde requisita informações sobre o quadro de especialistas médicos que atuam na maternidade, além da respectiva escala mensal.

“Sabemos das deficiências encontradas na rede pública de saúde e estamos atentos para fiscalizar e cobrar das autoridades responsáveis a solução destas demandas”, ressaltou o Promotor.

No início de junho deste ano, os pacientes da maternidade foram transferidos para o espaço provisório, enquanto o prédio da unidade passa por reforma.

Informações: MPRR