Saiba quem precisa elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos estabelece o prazo de 360 dias, da publicação do Decreto n° 35/E, para que grandes geradores elaborem seus planos

A Prefeitura de Boa Vista, reconhecendo a importância da proteção ambiental, cumpre sua missão educativa ao trazer o conhecimento e esclarecimento por meio de ações de educação ambiental preventiva e educativa, bem como a divulgação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos no Município de Boa Vista.

Assim, estimular a conscientização ambiental a todos os integrantes da comunidade, empresários e comerciantes, e oportunizar aos grandes geradores de resíduos sólidos prazo de elaboração e implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos.

E quem precisa elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos? As empresas públicas, as empresas privadas, as atividades comerciais e de serviços, eventos como: shows, exposições agropecuárias, eventos culturais que concentrem mais de 500 pessoas por dia.

Não importa o tamanho da área que ocupam, mas sim a quantidade de resíduos que produzem. Podem estar no grupo desde shoppings, supermercados, estabelecimentos comerciais, empresas de prestação de serviços, escritório, distribuidoras, atacados/comércio atacadista, restaurantes até padarias e bares.

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos no Município de Boa Vista, Lei Municipal 2004/2019 estabelece o prazo de 360 dias, da publicação do Decreto n° 35/E, para que grandes Geradores de Resíduos Sólidos elaborem seus planos e consequentemente para implantação efetiva em suas dependências, de acordo com as exigências da Lei, de toda a estrutura necessária para dar uma destinação adequada ao resíduo sólido.

“A gestão municipal tem investindo em capacitação para todos os envolvidos do setor, para que entendam o processo e quais são os objetivos da mudança do descarte desses resíduos, além das oportunidades para gerar uma economia circular no município. Com o plano é possível fazer o descarte correto, o que possibilita a organização dos resíduos, que a economia gire melhor, sem contar o benefício ao meio ambiente”, destacou o secretário municipal adjunto de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Alexandre Pereira.

Geradores de Resíduos – A prefeitura disponibiliza no site oficial uma plataforma (Gestão de Resíduos) que possibilita ao cidadão o acesso ao Plano Municipal, a legislação, a lista de transportadores, e as demais orientações aos geradores.

O PLANO – Para contar com a cooperação do cidadão, a prefeitura implantou em 2016 diretrizes para gestão dos resíduos, com a participação de diversos segmentos sociais da cidade, que se reuniam em audiências públicas e treinamentos.

A implementação do Plano Municipal entrou em vigor em 2019 e foi regulamentada em março deste ano. Quem tiver dúvidas e quiser obter mais informações sobre o Plano de Resíduos sólidos pode entrar em contato por meio do endereço eletrônico residuossolidos@prefeitura.boavista.br ou pelo telefone 3212-2838.