“A Secretaria de Cultura será mantida e o Conselho de Cultura fortalecido”, garante Teresa

Teresa garantiu que vai poder fazer muito mais pela cultura de Roraima, porque o governo tem seis vezes mais recursos que a sua gestão teve em Boa Vista

A candidata ao Governo de Roraima, Teresa Surita (MDB), pela coligação Roraima Muito Melhor, se reuniu com representantes do segmento cultural do estado. Eles conversaram sobre diretrizes e propostas para valorização e promoção do segmento em Roraima.

No encontro, Teresa garantiu que vai poder fazer muito mais pela cultura de Roraima, porque o governo tem seis vezes mais recursos que a sua gestão teve em Boa Vista. Como base de comparação, apenas a Secretaria de Estado da Educação tem todo o orçamento anual da prefeitura de Boa Vista para cuidar de todos os serviços da capital.

“A cultura para mim sempre foi investimento. Esse pilar já tem um capítulo especial em meu plano de governo e foi com prioridade e compromisso que recebi o comitê Pró-Cultura, para discutir sobre o fomento e a difusão cultural em Roraima e aprimorar ainda mais o que vamos fazer”, destacou Teresa.

Hoje Boa Vista possui um calendário de eventos que valoriza e apoia atletas e artistas de todos os segmentos e movimenta negócios e toda economia criativa, não só da capital, como do estado inteiro. Teresa sempre investiu na cultura, gerando emprego e renda, o que aqueceu a economia da capital por muitos anos, principalmente com os eventos promovidos pelo município e até aqueles que receberam apoio do poder público.

“A Secretaria de Estado da Cultura será mantida, com o Conselho de Cultura fortalecido e atuante para resgatar e valorizar a matriz cultural indígena de Roraima, investir em artistas e projetos locais, além dos eventos tradicionais. Vamos fazer um trabalho nunca antes visto em Roraima, vocês podem confiar”, garantiu Teresa.

Teresa recebeu do Comitê um documento com propostas para a  valorização da cultura.

“Nós do Comitê Pró-Cultura construímos com muito empenho estas diretrizes, para contribuir com a gestão da cultura em Roraima. A receptividade, adesão e comprometimento da candidata Teresa Surita com as pautas do setor cultural é de extrema importância para a implementação de uma política cultural séria e eficaz que valoriza os artistas, a economia criativa da cultura e os patrimônios histórico-culturais do nosso estado”, disse Thiago Briglia, cineasta e membro da Associação Roraimense de Cinema.

Na gestão Teresa, cultura, esporte e turismo sempre estiveram em alta. A gestão não só promoveu como também apoiou diversas intervenções culturais voltadas para música, cinema, teatro e dança.  Roraima tem um dos melhores teatros do país e Teresa foi a responsável por um legado de transformação em Boa Vista, que fez da capital de Roraima a melhor cidade do Norte para se viver e 5º melhor do Brasil em qualidade de vida.

O Trabalho feito por Teresa na capital é reconhecido por muitos produtores culturais, como é o caso de Kaline Barroso,  “Que você faz acontecer a cultura a  gente sabe, porque a gente vê, queremos poder fazer com você”, disse.

Confira alguma das propostas voltadas para a cultura

  • Trabalhar com editais de incentivo continuado, anuais.
  • Parceria com associações e fundações para a realização de convênios.
  • Parceria com o Conselho Estadual de Cultura, apoiando e subsidiando recursos para sua atuação e fiscalização.
  • Criação da Agência de Desenvolvimento e Fomento à Cultura.
  • Unificar através da Agência a Cultura, esporte e turismo, assim como foi feito no município, para dar mais agilidade e facilitar o recebimento de recursos.
  • Recuperação do Teatro Estadual Carlos Gomes.
  • Levar ações culturais e artísticas para todo o Estado e não só para Boa Vista como ocorre hoje.
  • Recuperação do Museu Integrado de Roraima – MIRR.
  • Apoio ao segmento Gospel, Virada Gospel, Paixão de Cristo, Marcha para Jesus e congressos de inúmeras igrejas.
  • Incluir parcerias das prefeituras com o governo estadual, para impulsionar ainda mais a cultura, as artes em todo o estado.