Má gestão do governo na pandemia acelerou mortes por COVID-19 no HGR

Os quatro anos do mandato de Denarium foram marcados, só na área da saúde, por escândalos diversos, desvios de recursos, abandono de unidades hospitalares, falta de medicamentos, materiais cirúrgicos e profissionais, além do atraso em cirurgias eletivas. Um verdadeiro caos

O mundo já respira novos ares, uma vez que enfrenta um período mais brando da pandemia de covid-19, em comparação ao primeiro ano, 2020. Roraima registrou o total de 174.963 casos e 2.173 mortes pela doença. Não é difícil dizer que grande parte dessas perdas para a doença foi resultado do trato que o Governo, na gestão de Antônio Denarium, deu à pandemia.

Os quatro anos do mandato de Denarium foram marcados, só na área da saúde, por escândalos diversos, desvios de recursos, abandono de unidades hospitalares, falta de medicamentos, materiais cirúrgicos e profissionais, além do atraso em cirurgias eletivas. Um verdadeiro caos. Durante a pandemia, então, essa precariedade da saúde estadual ficou ainda mais evidente.

Vamos lembrar que o Governo foi assunto nacional por conta do desvio de R$ 6 milhões de verba federal que seria destinada à pandemia, valor este que seria revertido para a compra de respiradores para pacientes que agonizavam no HGR. O incidente resultou na condenação pela Justiça Federal de um ex-secretário da Saúde e um ex-servidor da Sesau pela compra superfaturada dos equipamentos – o que os colocaria entre os respiradores mais caros do Brasil.

Além disso, a gestão Denarium também foi marcada por uma operação da Polícia Federal que investigava desvio de verbas da Covid, resultando na busca e apreensão na casa de servidores da Sesau e de um forte aliado do governador, o senador Chico Rodrigues. Este virou piada nacional, pois mais de R$ 33 mil foram encontrados escondidos em sua cueca. Uma piada de mau gosto daquelas!

Denarium, desde o início da pandemia, tratou o problema sem a devida seriedade. Chegou a afirmar no início que em Roraima teria no máximo 300 casos de mortes por covid. E também, já pensando no pleito eleitoral desse ano, promoveu diversas aglomerações em todo o Estado para a entrega de cestas básicas, além de outros festejos. Um total desrespeito com a população.

Some todo esse problema às péssimas condições, nunca vistas na história de Roraima, presentes nos hospitais, como o HGR e a maternidade. Teto desabando sobre pacientes, água invadindo salas de cirurgias em dias chuvosos, baratas e outros bichos percorrendo por todo o canto e até sangue escorrendo pelo forro (confira as notícias logo abaixo).

Por isso, fica o questionamento: essa é a saúde que você quer para si e para sua família? Vai votar nele novamente, sabendo que ele tem mais de 2 mil mortes na conta? Os sinais estão por cada canto do Estado e são claros: Roraima não aguenta mais quatro anos com Antônio Denarium à frente do Governo! É preciso dar um basta a essa gestão desastrosa e corrupta!