Campanha contra Raiva imunizou mais de 28 mil animais em Boa Vista

As ações aconteceram durante quatro sábados em 51 pontos estratégicos da cidade

A Prefeitura de Boa Vista encerrou neste sábado, 25, as ações itinerantes da Campanha de Vacinação Antirrábica (Raiva) na capital. Ao todo, foram imunizados 28.147 animais, sendo 23.683 cães e 4.464 felinos.

As ações aconteceram durante quatro sábados em 51 pontos fixos e volantes, em locais estratégicos da cidade. O médico veterinário, Ailton Fernandes destacou as ações de forma positiva.

“Conseguimos alcançar um número significativo, tanto de cães como de gatos. A raiva é uma doença transmissível ao homem e a prevenção é a vacinação anual dos animais. Quem ainda não conseguiu vacinar seu pet vá até a UVCZ, não deixe de vacinar seu animal. As ações de vacinação realizadas pela prefeitura têm a finalidade de garantir que a cidade continue sem registro da doença”.

Mesmo com o encerramento da campanha, a imunização contra a Raiva continua acontecendo normalmente na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Ações de combate – Vale ressaltar que o Programa de Controle da Raiva acontece, de forma permanente, durante todo o ano, pelas equipes da UVCZ, com orientações, trabalhos de bloqueio e monitoramento do vírus, além da vacinação disponível na própria unidade.

O resultado das ações deixa Boa Vista há mais de cinco anos sem registros da doença em cães e gatos. Por isso, a participação da sociedade é fundamental para manter esse índice.