Comissionados de nova Fundação criada por Antonio Denarium custarão R$ 160 mil por mês

Conforme publicação dessa segunda-feira, 18, o Projeto de Lei, que institui a Fundação, foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e sancionado pelo governador Antonio Denarium

A pouco mais de um ano das eleições, o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), criou uma nova espécie de secretaria para abrigar cerca de 45 funcionários comissionados e apenas 10 efetivos. Segundo publicação no Diário Oficial do Estado, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima (FAPERR) terá sede e foro na capital do Estado por prazo indeterminado.

Conforme publicação dessa segunda-feira, 18, o Projeto de Lei, que institui a Fundação, foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e sancionado pelo governador Antonio Denarium.

“A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima, com personalidade jurídica de direito público, dotada de autonomia administrativa e financeira, vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento (SEPLAN)”, diz trecho da publicação.

No total, a Fundação terá 55 servidores em cargos como assessores, diretores e um presidente. Segundo a publicação, o salário do presidente será de mais de R$ 23 mil mensal.

Ainda conforme a publicação, a fundação terá finalidade exclusiva de “amparo à pesquisa científica básica e aplicada, à inovação e ao desenvolvimento tecnológico, no Estado de Roraima, com o objetivo de fomentar a pesquisa, o conhecimento científico, tecnológico e inovador, assim como sua aplicação, no interesse do desenvolvimento econômico e social do Estado”.

Secretarias extraordinárias

Em setembro, o governador Antonio Denarium esqueceu a promessa de reduzir gastos, extinguir pastas e criou, de uma vez, três secretarias extraordinárias. Uma delas, será comandada pela esposa dele, Simone Soares de Souza.

As secretarias extraordinárias, segundo decreto governamental, terão duração de um ano. Dessa forma, devem funcionar até setembro de 2022, cerca de um mês antes das eleições.

Conforme publicação no Diário Oficial dos dias 14 e 15 deste mês, foram instituídas as secretarias de Estado Extraordinária de Promoção, Desenvolvimento e Inclusão Social (SEEDIS); de Estado Extraordinária de Relações Federativas (SEERF) e a de Estado Extraordinária de Governo Digital (SEEGD).

Informações: Portal O Poder