Arthur Henrique reinaugura Orla Taumanan, integrada ao Parque do Rio Branco

A população dispõe de um ambiente agradável para as famílias, amigos e a todos que amam a cidade

Uma das obras mais esperadas pela população se tornou realidade: a Orla Taumanan que foi revitalizada, com sua estrutura fortalecida e entregue nesta sexta-feira (22) pelo prefeito Arthur Henrique. A obra é um dos marcos da gestão da ex-prefeita Teresa Surita e agora está interligada ao Parque do Rio Branco.

Um dos principais cartões postais de Roraima, a Orla é um espaço distribuído em plataformas, que contam com lanchonetes, restaurantes, espaços para caminhada e descanso dos visitantes.  Todo o espaço foi modernizado: os quiosques receberam uma cobertura metálica, os sistemas elétrico e hidrossanitário foram substituídos, assim como o revestimento e o forro de gesso.

 A revitalização também deu reforço as fundações da estrutura. Foram executados blocos de coroamento, estacas raiz e reforço dos pilares existentes. Todas as vigas e lajes receberam uma nova pintura. Fissuras e trincas foram recuperadas, assim como todas as principais vigas e, ainda, foram instaladas novas vigas metálicas para reforço das lajes.

Para o prefeito Arthur Henrique, a população dispõe de um ambiente agradável para as famílias, amigos e a todos que amam a cidade. Além disso, a reocupação dos espaços públicos tornou-se possível graças à campanha de vacinação contra a covid-19, que resultou em 72,97% da população vacinada com a 1ª dose ou dose única do imunizante e 40,39% com o esquema vacinal completo.

“Esta obra se iniciou ainda na gestão da ex-prefeita Teresa e que eu tive a oportunidade de concluir. Tenho certeza que toda a população de Boa Vista estava com saudades da Orla e agora vai poder aproveitar o Parque do Rio Branco e acessar também a orla de forma muito fácil, já com os serviços da praça de alimentação funcionando. A vacinação avançou em Boa Vista. Então faço esse convite à população que estava com saudade do lugar para vir e ver como ficou bonita essa obra”.

Então faço esse convite à população que estava com saudade do lugar para vir e ver como ficou bonita essa obra”, disse o prefeito Arthur

Teresa Surita também participou da solenidade de entrega da orla e lembrou de toda a trajetória, desde a inauguração do complexo em 2004, passando pela realocação das famílias que viviam no antigo Caetano Filho, findando com a construção do Parque do Rio Branco, uma das obras mais notórias de sua gestão e que hoje é destaque em todo o país.

“Essa obra tem toda uma história. A gente sempre quis que as pessoas tivessem convivência com o rio Branco. Hoje, a gente olha para o que se transformou com o Parque do Rio Branco e é inacreditável a transformação que foi feita aqui, onde a cidade nasceu. O Arthur continuou com a recuperação da orla e a gente está entregando para Boa Vista a Orla integrada com o parque. Sem dúvidas, se transformou no maior cartão-postal turístico de todo o norte do Brasil. E para mim, é uma alegria imensa ter feito parte dessa história”, disse a ex-prefeita.

Contemplada pelo programa Cidade Luz, a também orla está totalmente iluminada por lâmpadas LED, o que garante maior sensação de segurança aos visitantes. Também há um posto de vigilância da Guarda Civil Municipal no local.

“É uma alegria imensa ter feito parte dessa história”, disse Teresa Surita

Parceria – Tanto a orla quanto o Parque do Rio Branco foram possíveis graças aos recursos oriundos de emendas alocadas pelo ex-senador Romero Jucá, que foram utilizados também para a realocação, indenizações e alugueis das famílias do antigo Caetano Filho. Para ele,

“Estou muito feliz de estar acompanhando aqui e ver como ficou maravilhoso esse Parque do Rio Branco, um trabalho de parceria meu com a Teresa. Consegui recurso em Brasília e ela reaplicou muito bem. Hoje isso é uma referência para o norte do Brasil. E agora, mais uma etapa ficando pronta do complexo do rio Branco. O parque tá pronto, o projeto Orla foi recuperado, foi reforçado, porque já tinha muito tempo que foi construído e também foi modernizado. E quem ganha com isso é a população”.

Tanto a orla quanto o Parque do Rio Branco foram possíveis graças aos recursos oriundos de emendas alocadas pelo ex-senador Romero Jucá