Uma das obras mais esperadas pela população se tornou realidade: a Orla Taumanan que foi revitalizada, com sua estrutura fortalecida e entregue nesta sexta-feira (22) pelo prefeito Arthur Henrique. A obra é um dos marcos da gestão da ex-prefeita Teresa Surita e agora está interligada ao Parque do Rio Branco.
Um dos principais cartões postais de Roraima, a Orla é um espaço distribuído em plataformas, que contam com lanchonetes, restaurantes, espaços para caminhada e descanso dos visitantes. Todo o espaço foi modernizado: os quiosques receberam uma cobertura metálica, os sistemas elétrico e hidrossanitário foram substituídos, assim como o revestimento e o forro de gesso.
A revitalização também deu reforço as fundações da estrutura. Foram executados blocos de coroamento, estacas raiz e reforço dos pilares existentes. Todas as vigas e lajes receberam uma nova pintura. Fissuras e trincas foram recuperadas, assim como todas as principais vigas e, ainda, foram instaladas novas vigas metálicas para reforço das lajes.
Para o prefeito Arthur Henrique, a população dispõe de um ambiente agradável para as famílias, amigos e a todos que amam a cidade. Além disso, a reocupação dos espaços públicos tornou-se possível graças à campanha de vacinação contra a covid-19, que resultou em 72,97% da população vacinada com a 1ª dose ou dose única do imunizante e 40,39% com o esquema vacinal completo.
“Esta obra se iniciou ainda na gestão da ex-prefeita Teresa e que eu tive a oportunidade de concluir. Tenho certeza que toda a população de Boa Vista estava com saudades da Orla e agora vai poder aproveitar o Parque do Rio Branco e acessar também a orla de forma muito fácil, já com os serviços da praça de alimentação funcionando. A vacinação avançou em Boa Vista. Então faço esse convite à população que estava com saudade do lugar para vir e ver como ficou bonita essa obra”.

Teresa Surita também participou da solenidade de entrega da orla e lembrou de toda a trajetória, desde a inauguração do complexo em 2004, passando pela realocação das famílias que viviam no antigo Caetano Filho, findando com a construção do Parque do Rio Branco, uma das obras mais notórias de sua gestão e que hoje é destaque em todo o país.
“Essa obra tem toda uma história. A gente sempre quis que as pessoas tivessem convivência com o rio Branco. Hoje, a gente olha para o que se transformou com o Parque do Rio Branco e é inacreditável a transformação que foi feita aqui, onde a cidade nasceu. O Arthur continuou com a recuperação da orla e a gente está entregando para Boa Vista a Orla integrada com o parque. Sem dúvidas, se transformou no maior cartão-postal turístico de todo o norte do Brasil. E para mim, é uma alegria imensa ter feito parte dessa história”, disse a ex-prefeita.
Contemplada pelo programa Cidade Luz, a também orla está totalmente iluminada por lâmpadas LED, o que garante maior sensação de segurança aos visitantes. Também há um posto de vigilância da Guarda Civil Municipal no local.

Parceria – Tanto a orla quanto o Parque do Rio Branco foram possíveis graças aos recursos oriundos de emendas alocadas pelo ex-senador Romero Jucá, que foram utilizados também para a realocação, indenizações e alugueis das famílias do antigo Caetano Filho. Para ele,
“Estou muito feliz de estar acompanhando aqui e ver como ficou maravilhoso esse Parque do Rio Branco, um trabalho de parceria meu com a Teresa. Consegui recurso em Brasília e ela reaplicou muito bem. Hoje isso é uma referência para o norte do Brasil. E agora, mais uma etapa ficando pronta do complexo do rio Branco. O parque tá pronto, o projeto Orla foi recuperado, foi reforçado, porque já tinha muito tempo que foi construído e também foi modernizado. E quem ganha com isso é a população”.
