Prefeitura limita horário de funcionamento de bares e restaurantes

Medida começa a valer nesta quinta-feira (28) e será por 15 dias. Depois das 15h, só poderão funcionar em sistema de delivery ou drive thru (foto: Vanessa Fernandes)

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), anunciou na tarde dessa quarta-feira (27) que bares, restaurantes, açais, lanchonetes, conveniências, sorveterias, flutuantes, distribuidoras e similares estão proibidas de fazer atendimento presencial de clientes depois das 15h. A medida é para conter o avanço da Covid-19 na capital.

Durante o horário de funcionamento, esses estabelecimentos devem operar com o limite de 30% da capacidade. Depois das 15h, só poderão funcionar em sistema de delivery ou drive thru. A medida é válida por 15 dais e começa a valer nesta quinta-feira (27).

Aos sábados, domingos e feriados esses estabelecimentos só poderão funcionar em sistema de delivery ou drive trhu. Fora as medidas restritivas aos estabelecimentos, a prefeitura também:

  • Suspendeu o retorno das aulas presenciais na rede particular de ensino em Boa Vista por 15 dias;
  • Suspendeu realização de missas, rituais e cultos de qualquer natureza por 15 dias nas igrejas;
  • Anunciou a contratação temporária de 120 médicos, 60 enfermeiros, 96 técnicos em enfermagem, e 20 farmacêuticos que atuarão no combate à Covid;
  • Determinou o fechamento da Vila Olímpica para atividades esportivas;
  • Interditou balneários públicos, quadras poliesportivas e campos de futebol nas praças da cidade;
  • Proibiu a realização de festas de aniversário, casamentos e formaturas;
  • Determinou o fechamento do Bosque dos Papagaios.
  • As medidas fazem parte de uma série de decisões adotadas para evitar o contágio do vírus na cidade. As medidas ocorrem após uma recomendação do governo do estado. Um decreto com todas ações deve ser publicado no Diário Oficial do Município.

Esta é a terceira vez somente em janeiro que a prefeitura adota medidas de prevenção ao coronavírus. No dia 19, foram desligadas as fontes de praças, reduzida a capacidade de público para 30% em espaços fechados e limitado o funcionamento de bares e restaurantes até às 22h. Somente o delivery pode funcionar após este horário.

Já nessa terça-feira (26), a prefeitura decretou a proibição de eventos como festas ou aniversários e o acesso a balneários. Luzes das quadras poliesportivas dos espaços públicos também foram desligadas e o Bosque dos Papagaios será fechado.

Boa Vista tem 55.026 casos confirmados e 608 óbitos, além de 34 mortes em investigação, conforme boletim epidemiológico da Secretaria estadual de Saúde (Sesau). Roraima chegou a 72.921 infectados e 837 óbitos nessa segunda-feira (25).

Informações: G1 Roraima