Jornalista lança petição pública pela cassação de Jalser

Jalser é apontado como mandante de crimes contra o jornalista Romano dos Anjos e chegou a ser preso no dia 1º de outubro

O Jornalista Iury Carvalho está promovendo um abaixo-assinado online para que a população dê apoio ao pedido de cassação do deputado Jalser Renier (SD).

Até o momento, mais de 800 pessoas assinaram a petição mostrando apoio à cassação do político.

O documento cita os escândalos de corrupção em que o parlamentar está envolvido e a prisão por suspeita de ser o mandante do sequestro e tortura do jornalista Romano dos Anjos.

Na petição, estão listadas acusações como desvio de verbas públicas, lavagem de dinheiro, organização criminosa, peculato, sequestro, tortura, dentre outros crimes. Conforme o abaixo-assinado, estes atos constituem quebra de decoro.

Dessa forma, na tarde desta terça-feira (2) o jornalista destacou a força que a população tem de decidir o futuro do parlamentar e do Estado.

“Esse é o momento para as pessoas utilizarem de sua força, não é? É através de um abaixo-assinado. Através de uma petição pública on-line pra que elas possam mostrar o desejo aos deputados estaduais” disse.

Além disso, o Iury ressaltou que essa é a forma da população participar do processo democrático e solicitar a cassação de Renier.

“Eu acho que essa essa é uma efetiva participação pública no processo democrático. Que é o pedido de cassação do deputado Jalser Reinier, que tem que ser, enfim, efetivado mesmo” afirmou.

Cassação

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) já estava com um processo de cassação do mandato de Jalser Reiner em andamento. No entanto, nessa terça-feira (30) o desembargador Mozarildo Cavalcante suspendeu.

Em contra partida, o Ministério Público de Roraima (MPRR) se manifestou. O órgão solicitou que a liminar seja submetida ao Pleno da Corte para que todos os outros juízes avaliem o pedido. Assim, a decisão será democrática.

No documento, o promotor Sales Eurico Melgarejo Freitas disse que o processo é de caráter legislativo e que o judiciário não pode interferir.

Envolvimentos

Além do caso Romano dos Anjos, o abaixo-assinado cita outros escândalos. Um deles é a prisão de Jalser em 2003 na “Operação Praga do Egito”.

De acordo com a petição, Jalser é acusado de ser um dos principais executores do esquema de corrupção. O parlamentar teria recebido mais de R$ 1,3 milhão em recursos públicos desviados. O caso ficou marcado na história do estado como “Escândalo dos Gafanhotos”.

Além disso, em 2019 a operação “Royal Flush” investigou o deputado por crimes de fraudes em processos licitatórios, contratos administrativos, lavagem de dinheiro, organização criminosa e obstrução de justiça.

Informações: Roraima em Tempo