Equipamento quebra e Sesau cancela cirurgias no HGR

HGR justifica que o nome dela não consta nos dados do hospital

A família de uma paciente denunciou à reportagem que o equipamento intensificador de imagens do Hospital Geral de Roraima (HGR) quebrou, o que motivou o cancelamento das cirurgias na unidade nessa quinta-feira (9).

A mãe da paciente, que não quis se identificar, explicou que a jovem sofreu um acidente de motocicleta em novembro deste ano. Conforme o relato da denunciante, a paciente teve fratura no rosto, coluna e na perna e foi levada ao Pronto Socorro e depois encaminhada ao Hospital Lotty Iris. A paciente aguardava para realizar a cirurgia no fêmur ontem no HGR. Entretanto, isso não ocorreu.

“Depois desse acidente minha filha necessita da nossa ajuda para tudo. Ela precisa apenas desta cirurgia para ir para casa. Além disso, um médico nos disse que a equipe já havia informado sobre o defeito no equipamento à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Mas, eles esperaram o pior acontecer. Porque não consertaram antes?”.

Por causa da demora para realizar o procedimento a família teme que a jovem tenha sequelas na perna. Por isso, eles esperam respostas da Sesau.

“Ela está depressiva. Tem pacientes que aguardam há três meses na unidade e isso a deixa muito mal. Se a Sesau não tivesse demorado para atender os pacientes, a minha filha estaria em casa. Tememos que ela fique sem andar e esperamos que remarquem a cirurgia o mais rápido possível. Minha filha não pode ficar internada mais um mês”, disse.

Citada

De acordo com a Sesau o intensificador de imagem apresentou a necessidade de manutenção preventiva.

“O serviço já foi providenciado junto à empresa que presta a consultoria[…] As cirurgias ortopédicas que não necessitam da utilização do aparelho são realizadas sem alteração no HGR”.

Informações: Roraima em Tempo