Prefeito Arthur anuncia rateio do Fundeb para esta quarta em Boa Vista

"No período de carnaval, a prefeitura vai intensificar campanhas e ações que estimulem a população a completar o esquema vacinal, visto que a vacina é a forma mais segura e efetiva de combater a proliferação do vírus", disse o prefeito

Durante a solenidade de entrega do Prêmio Meritocracia aos professores da rede municipal, ocorrida na noite desta terça-feira (14), o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique anunciou o pagamento do rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), beneficiando mais de 3 mil profissionais da educação já nesta quarta-feira (15).

O valor rateado será pago em duas parcelas, a partir de dezembro deste ano. Este é o saldo financeiro restante após deduzidas todas as despesas com o pagamento de pessoal, cuja aplicação mínima deve ser de 70%. O valor total pago será de R$ 18.732.000.

Segundo Arthur, este é mais um compromisso honrado com os profissionais da educação, tendo em vista a necessidade de investir no setor como ferramenta de transformação social, além da valorização do trabalho voltado ao ensino.

“Eu estou muito feliz e emocionado, com muito carinho. E saber que a gente pode contar com uma equipe como essa é fundamental. Não tem jeito de a gente não investir em vocês, professores. Nesses oito anos, na gestão da ex-prefeita Teresa, a gente teve que ampliar muito a educação. A gente estava expandindo e agora é hora de refinar, pois a gente sabe que investindo em vocês, vamos ter bons resultados”.

Além disso, Arthur garantiu durante o evento a recomposição salarial de 10,15%, que contempla todos os servidores remunerados com recursos do FUNDEB, como professores, secretários escolares, assistentes de aluno, cuidadores, merendeiras, motoristas, entre outros. A medida toma como base a previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE).

Nas redes sociais, Arthur foi bastante elogiado pelo anúncio. “Parabéns Prefeito. Gostei da valorização aí docente e seus esforços”, disse Frankneia Cecília. “Esse meu prefeito. Tá de parabéns! Orgulhosa de fazer parte desse grupo há 23 anos”, afirmou Carla Siqueira.

Investimentos em educação

Os anúncios feitos por Arthur nesta terça-feira (14) representam um trabalho de continuidade de oito anos de investimentos da prefeitura na área da educação. Ao fim da gestão da ex-prefeita Teresa Surita, Boa Vista já contava com 126 unidades de ensino, sendo que 91 unidades foram entregues nos oito anos da gestão anterior, sendo 39 escolas e creches novas e outras 52 reformadas ou reconstruídas.

Em 2020, a capital contava com 44 mil matriculados nas unidades de ensino. Em termos comparativos, em 2012 eram 27,4 mil matriculados. Ou seja, houve um aumento de 60% nas vagas na gestão Teresa Surita. Além disso, desde 2015 é paga a Gratificação de Incentivo à Docência (GID).