Filha de paciente denuncia Governo por mais um atraso em pagamento do TFD

A filha da paciente Francisca Fernandes Lima Silva, de 43 anos, voltou a denunciar que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) atrasou o pagamento do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Ela relatou o caso à Rádio 93FM nessa quarta-feira (02).

Em nota, a Sesau informou que o TFD da paciente “está em fase final do trâmite administrativo para que seja feito o pagamento”. Dessa forma, a pasta afirma que o pagamento deve ser feito até amanhã (4).

A mulher faz tratamento de hemodiálise no Ceará e denunciou a mesma situação em dezembro do ano passado. Agora o pagamento em atraso é referente ao mês de janeiro.

Conforme a filha, o valor que chega a R$ 2,6 mil garante a estadia, bem como outros custos no estado. Sem a ajuda de custo, elas podem enfrentar dificuldades.

“A gente depende desse dinheiro para pagar aluguel, para pagar luz, água. Tem medicamento, tem alimentação, transporte para as consultas e entre outros. É uma situação bem chata, ficar cobrando uma coisa que é de direito nosso, do paciente e do acompanhante”, denunciou.

Outro problema relatado por ela é a falta de comunicação com a Sesau, pois afirma já ter entrado em contato com a pasta. Contudo, a família não conseguiu respostas.

“Eu não tive nenhuma resposta da Sesau em relação a isso. Tentei entrar em contato com eles via WhatsApp e eles não me deram nenhum retorno”, relatou

Anteriormente, em outubro de 2021, a paciente disse à reportagem que o Governo já estava há quase dois meses sem realizar o pagamento. À época, a pasta alegou que houve um “equívoco na informação” sobre a data do pagamento da ajuda de custo para o TFD da paciente.

Citada

A Sesau informa que o pagamento da ajuda de custo para o Tratamento Fora de Domicílio da paciente Francisca Fernandes Lima, referente ao mês de janeiro, foi deferido pela junta médica do TFD e no momento está em fase final do trâmite administrativo para que seja feito o pagamento, deve ser compensado em conta até a próxima sexta-feira, 04.

A gestão reforça que todos os pagamentos estão sendo feitos, mas devem seguir todos os trâmites administrativos, como avaliação, liberação e assinatura pelo gestor da pasta para pagamento.

Reitera que quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas na CGRAC que funciona na sede da Sesau, rua Madrid, nº 180, bairro Aeroporto, ou pelo email: ajcusto.tfd@saude.rr.gov.br para dúvidas referentes ao TFD.

Informações: Roraima em Tempo