Paciente com TFD em Fortaleza denuncia que não recebe ajuda do Governo há um mês

A família de um paciente que está em Tratamento Fora de Domicílio (TFD) em Fortaleza-CE denunciou à Rádio 93FM que não recebe a ajuda de custo da Secretaria Estadual de Saúde de Roraima (Sesau) há um mês.

Aldeir Silva de Oliveira, 62 anos, tem o fígado transplantado e está em outro estado para o tratamento. Sua filha, Nucy de Oliveira, contou que ele ainda não recebeu alta e por isso eles estão há quatro meses na outra cidade.

De acordo com as regras do TFD, cabe à secretaria custear a hospedagem, o deslocamento entre Boa Vista e Fortaleza, os remédios e a alimentação do paciente e do acompanhante.

No entanto, Nucy disse que recebeu a informação da Sesau de que o pagamento já havia sido realizado, o que não ocorreu.

“Há alguns dias me responderam por e-mail que o dinheiro já tinha sido passado para o banco. Mas esse dinheiro continua sem cair na nossa conta. Eu mesma já liguei, mandei mensagem e eles não olham e nem atendem o telefone mais”, relatou.

Nucy também contou que existem outras pessoas na capital cearense que já estão há até três meses sem receber o TFD. “É muito triste e desumano estarmos fora da nossa casa passando necessidade”, desabafou.

Sesau – Em nota, a Sesau disse apenas que “em virtude dos trâmites administrativos” o pagamento do TFD de Aldeir Silva de Oliveira saiu do Fundo Estadual de Saúde (Fundes) nesta terça-feira (9).

Conforme o órgão, o prazo para o valor cair na conta é de 48 a 72h.

Informações: Roraima em Tempo