34 obras de artistas de Roraima farão parte do Mural do Parque do Rio Branco

A Prefeitura de Boa Vista já selecionou os 34 projetos de artes plásticas que irão compor o Mural Artístico Cultural do Parque do Rio Branco. A lista oficial dos selecionados está no Diário Oficial do Município. Os 25 artistas premiados devem começar nesta sexta-feira, 4, a pintura das obras, naquele que será o maior ponto turístico de Boa Vista e do estado de Roraima.

Cada artista apresentou um ou mais projetos de acordo com o tema “Nosso Rio, Nossa História, Nossas Famílias”. Os critérios avaliados durante a seleção foram: histórico artístico; relação com o tema; potencial de atração turística e venustidade (formosura).

O objetivo da seleção e premiação é dar suporte e valorizar os artistas locais, como também potencializar o turismo no Parque, previsto para ser inaugurado ainda em dezembro.

O artista plástico e design gráfico Ernane Alves teve dois projetos selecionados: Alma cabocla e A ponte da vida. Para ele, fazer parte deste grande projeto é uma honra e uma oportunidade de eternizar a sua paixão. 

“Isso é um grande incentivo à união e ao fortalecimento dessa categoria aqui em Roraima. Temos a oportunidade junto à prefeitura de expor o nosso trabalho naquela obra para que Boa Vista, o estado e quem vier do restante do Brasil e visitar o Parque, conheça a nossa terra por meio dessas expressões. Esperamos que continuem olhando para nossos artistas, como foi por parte da prefeitura com a ideia de nos colocar neste grande projeto”, disse.

Mural Artístico do Parque do Rio Branco

As artes serão pintadas em um espaço no muro de concreto, de tamanho 2,5 metros de altura, por 4 metros de largura. Podendo ser feita em grafite, em óleo, acrílico, esmalte spray ou outros materiais de tinturas ou corantes resistentes ao ambiente natural. A pintura poderá ser feita em qualquer de suas diversidades, tais como: surrealista, realista, impressionista, poética, anime, desenho, 3D ou bucólica.

Veja as obras e os artistas selecionados:

NOME DO ARTISTATEMA
Ykaro Rabelo de AmorimBanzeiro
Renato José CostaEntrelace de culturas / O sol e amanhã
Carlos Alberto Amorim CoelhoBoa Vista terra mãe, um leque de riqueza pátria nossaEsplendor do extremo norte – beleza e riquezaRio Branco, história de um povo de ouro
Camilla Viana AlbuquerqueO sol
Fredixon Alexander Jimenez EscobarNa minha floresta / Entre tuas águas
Lindomar Neves dos SantosBerço macuxi / Freguesia Nossa Senhora do Carmo / Caboclo Tarrafeador
Helton da Silva FaustinoA chegada dos pioneiros
Djerlândia dos Reis BastosSou Boa Vista, sou história
Ernane Alves de Freitas SousaAlma cabocla / A ponte da vida
Rai Campos LucenaNosso rio
Carlos Alberto Rodrigues CoêlhoRio Branco, caminho de pioneiros
Diana Valentina Echenique HernandezPôr do sol na região
Franco de Souza Cruz SoaresCavalo selvagem de Roraima
Eduardo Alves da Silva NetoMosaico do índio
Ivone da Silva GutierresÁgua branca
Edinel Souza PereiraAmanhecer no Rio Branco / Sol
José Elesbão Rodrigues de AraújoSem título
Luis Antonio Hernandez GarciaHistória, lenda e trabalho/ O futuro da região
Eduardo Kapristano Barroso BrígliaCatedral Cristo Redentor
Hemanuella Karolyne Moura VieiraUma linha de história
Beatriz Cruz Neves dos SantosNascente do Rio Branco
Ricardo Rodrigues de AguiarFrutos das águas
Hilace Ferreira MendesO rio que nos leva ao espetáculo da vida
Luciana Schuertz de MeloSaudoso Monte Roraima
William Alves CavalcanteNossa família em uma linha

Kobra – Um dos painéis pintados no Parque do Rio Branco terá a assinatura do artista Eduardo Kobra, um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade, com obras em mais de 30 países e cinco continentes. Kobra grafitou murais com imagens de personalidades como Martin Luther King, Mandela, Ghandi e Madre Tereza de Calcutá. Tem murais grafitados em cidades como São Paulo e Nova York.